Alunos de Pedagogia da UESPI exploram tecnologias de realidade virtual em Visita ao Museu da Natureza

Por: Danilo Kelvin

Os alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí, campus Prof. Ariston Dias Lima, tiveram a oportunidade única de mergulhar nas maravilhas da tecnologia de realidade virtual durante uma visita educacional ao Museu da Natureza. Sob a orientação da Professora Herik Zednik, essa experiência marca a quarta vez que exploram as possibilidades oferecidas pela interseção entre educação e tecnologia, dentro do contexto da disciplina de Educação e Tecnologia, ministrada no terceiro bloco de pedagogia voltado para a integração das novas ferramentas tecnológicas no cenário educacional.

Essa série de visitas não só amplia o horizonte dos alunos, mas também solidifica a abordagem inovadora da docente no ensino, colocando em prática os conceitos discutidos em sala de aula e promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e imersiva.

Docentes e Discentes do Campus São Raimundo Nonato visitando o Museu da Natureza no último sábado (20). Arquivo Pessoal

Essa não é a primeira vez que os alunos têm a chance de explorar esse mundo fascinante. De acordo com a professora responsável pela disciplina, essa é a quarta que planeja e visitam o museu com o intuito de enriquecer o conteúdo teórico com experiências práticas. “O objetivo é complementar o conteúdo que trabalhamos em sala de aula, que são as ferramentas de imersão virtual. O museu, além de sua importância histórica, apresenta também muita tecnologia”, explicou.

Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de experimentar uma simulação incrível: um passeio virtual pela Serra da Capivara utilizando a realidade virtual. “Sempre destaco aos meus alunos durante a visita um parêntese, que é um passeio virtual pela Serra da Capivara utilizando a realidade virtual. Eles experimentam todas as sensações de sobrevoar a Serra da Capivara de asa delta. É uma simulação muito próxima da realidade, onde eles sentem como se estivessem realmente voando”, descreveu a professora Herik.

Alunas do Terceiro Bloco de Pedagogia durante a visita: Ana Carolina e Samara. Arquivo Pessoal

A experiência proporcionada pela tecnologia de realidade virtual foi descrita pelos discentes como surpreendente e imersiva. Eles puderam sentir todas as sensações de estar voando sobre a Serra da Capivara, uma experiência que trouxe não apenas conhecimento, mas também emoção.

“Foi uma experiência maravilhosa!! Eu já tinha ido anteriormente no museu, porém, não tinha tido as experiências que vivenciamos esse final de semana. Foi algo incrível e bastante enriquecedor, principalmente na asa delta, onde nunca tinha ido e presenciado a realidade virtual de pertinho. Tive medo por incrível que pareça. Mas foi incrivelmente maravilhoso”, conta sorrindo a estudante Ana Carolina Ribeiro, do terceiro bloco de pedagogia.

Além da simulação de voo, os alunos tiveram a oportunidade de explorar outras tecnologias de realidade visual presentes no museu, enriquecendo ainda mais seu aprendizado sobre as aplicações práticas da tecnologia na educação.