UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Alunos de Letras Português da UESPI transformam leitura em experiência criativa nas redes sociais

Por Raíza Leão

Os alunos do Bloco V do curso de Letras – Português da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Professor Barros Araújo, em Picos, estão protagonizando uma iniciativa que une criatividade, incentivo à leitura e valorização da literatura. Como parte das atividades avaliativas da disciplina Leitura: Teorias e Práticas”, ministrada pela Professora Doutora Silvana Cardoso, os discentes estão produzindo conteúdos para divulgação de obras literárias por meio do perfil oficial do curso no Instagram.

A proposta nasceu de um hábito consolidado ao longo das aulas, a leitura coletiva de trechos ou capítulos de livros escolhidos pelos próprios alunos. “Durante toda a disciplina, o primeiro momento de cada aula foi dedicado à leitura de obras literárias de livre escolha dos estudantes. Para o encerramento, propusemos a criação de materiais criativos e atrativos para divulgar essas leituras”, explica a professora Silvana Cardoso.

Mais do que simplesmente indicar livros, o objetivo da atividade é despertar o interesse do público pela leitura e, ao mesmo tempo, oferecer aos alunos um espaço de expressão criativa e crítica. “Queremos estimular o pensamento criativo e a participação ativa na valorização da literatura, com foco em obras que os próprios alunos admiram”, destaca a docente.

A escolha das obras foi livre, o que resultou em uma produção rica e diversa. Entre os títulos selecionados estão O Morro dos Ventos Uivantes (Emily Brontë), Orgulho e Preconceito (Jane Austen), Os Miseráveis (Victor Hugo), O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupéry), Noites Brancas (Fiódor Dostoiévski), Helena (Machado de Assis), Quarto de Despejo (Carolina Maria de Jesus) e o piauiense O Mistério das Bonecas de Porcelana (Enéas Barros).

“O fato de os alunos já terem uma relação afetiva com as obras escolhidas contribuiu para o engajamento no processo. Eles se dedicaram bastante para criar materiais que fossem instigantes o suficiente para despertar a curiosidade do público”, relata a docente. A receptividade dos estudantes à proposta tem sido extremamente positiva. “Eles abraçaram a ideia com muito entusiasmo, desde o momento das leituras até a criação dos materiais de divulgação. Demonstraram um envolvimento genuíno, queriam mesmo despertar no público o interesse pelas obras que escolheram”.

Animada com os resultados, ela já planeja a continuidade da iniciativa. “No próximo semestre, vou ministrar a disciplina de Literatura Brasileira do Século XIX”, o que será uma ótima oportunidade para novas indicações literárias. Além disso, temos um projeto de extensão aprovado “Clube de Leitura: entre páginas, reflexões e conexões” e pretendemos inserir essa proposta nele, porque acreditamos muito no potencial dessa atividade”.

Acompanhe as publicações dos alunos no Instagram: @uespiletraspcs