UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Alunos de Jornalismo da UESPI produzem documentário sobre o jornal O Dia e ganham destaque

Por: Eduarda Sousa 

Alunos do primeiro período do curso de Jornalismo produziram um documentário sobre o Jornal O Dia, que vem ganhando grande destaque. A produção faz parte das atividades da disciplina Introdução à Comunicação, ministrada pelo professor Orlando Berti.

Três alunos de jornalismo, Alyce Santos, Rafaela Ketley e Andrey Assunção seguram uma edição do jornal impresso no arquivo da TV O Dia

Na disciplina, os discentes trabalham as diferentes interfaces comunicacionais, refletindo também sobre o papel do jornalismo na sociedade. “Como nós estávamos trabalhando as interfaces comunicacionais, também quisemos explorar as interfaces jornalísticas. Ou seja, entender o que é o jornalismo, o poder do jornalismo, o poder da mediação e como essa mediação ocorre hoje, principalmente numa realidade ligada às questões de Teresina e seus respectivos interlocutores”, destacou o professor Orlando Berti.

Intitulado “O Último Impresso do Piauí, o Jornal O Dia”, o documentário é uma produção de curta duração que resgata a memória e o impacto do último jornal impresso em circulação no estado. Com imagens de arquivo, cenas na redação e entrevistas marcantes, o filme faz uma reflexão sensível sobre o fim de uma era e a permanência da memória no papel. Mais do que contar a história de um veículo de comunicação, a obra levanta reflexões sobre as transformações no jornalismo, a identidade cultural e o valor simbólico do impresso em tempos digitais. Em meio à velocidade da informação online, o documentário convida o público a olhar para aquilo que resiste: tinta, papel e história. A produção é assinada por Rafaela Ketley, Andrey Assunção e Alyce Santos.

A ideia surgiu a partir de uma sugestão do próprio professor, que não imaginava que a turma abraçaria o desafio. “Ele não imaginava que a gente fosse comprar a ideia. Por sermos alunos do primeiro período de Jornalismo, parecia algo muito fora da caixinha. Ele não estava cobrando isso da gente, mas foi uma ideia que a gente olhou e pensou: Nossa, muito legal! A gente abraçou em grupo e correu atrás”, pontuou Rafaela Ketley, integrante do grupo.

O processo de produção foi dinâmico, bem organizado e o resultado teve repercussão extremamente positiva. “Foi muito gratificante. Não foi um trabalho difícil, e sim uma grande obra que a gente criou. Foi uma ideia muito boa, que chegou até nós, e nós abraçamos. Conseguimos trabalhar em cima dela. É muito emocionante ser visto dessa maneira. Foi muito gratificante, não tenho nem palavras pra descrever”, destacou Alyce Santos, também integrante da equipe.

Alyce Santos, Andrey Assunção e Rafaela Ketley responsáveis pela produção do documentário

Para os discentes, toda a experiência foi enriquecedora desde o acolhimento da equipe do Jornal O Dia até a repercussão do trabalho, tanto dentro quanto fora da sala de aula. “Foi muito prazeroso. Desde a recepção do pessoal do O Dia, que ajudou muito na construção desse projeto, até o apoio que recebemos. A repercussão foi muito natural, mas, ao mesmo tempo, nos deixou muito felizes. Afinal, é um trabalho acadêmico, nosso primeiro documentário na universidade. O sentimento é de muita gratidão por ter tido essa oportunidade, por ter documentado isso e por ver que o trabalho foi feito com muito carinho. E, principalmente, que a gente conseguiu realizar”, concluiu Rafaela Ketley.

O documentário, além de ser uma oportunidade de aprendizado prático, também reforça a importância de aproximar os estudantes da realidade profissional desde os primeiros períodos do curso. A produção serviu como um exercício de construção coletiva, superação de desafios e desenvolvimento de habilidades fundamentais para a prática jornalística.

O Último Impresso do Piauí, o Jornal O Dia