Alunos de Geografia realizam aula de campo na Unidade Escolar Dom Severino

Por Giovana Andrade

Alunos do curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizaram aulas de campo na Unidade Escolar Dom Severino com o alunos do Ensino Médio. O curso faz parte do Programa de Residência Pedagógica (PRP) ligado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A atividade foi desenvolvida a partir da disciplina Trilhas do Piauí: Aventure-se, que é ministrada pela professora preceptora da Unidade Escolar Dom Severino, Luciane Silva de Carvalho, e também pelos residentes do PRP do Curso de Geografia: Edson Osterne da Silva Santos, Maria Laura Rodrigues dos Santos, Cleyton Felipe de Oliveira Barbosa, Leonardo Rafael Santos Côelho, Elysson Carlos da Silva Araujo, e Luís Felipe de Freitas Costa.

A professora Luciane Silva de Carvalho destacou a  importância das atividades de campo para o aprendizado de quem ministra e de quem recebe as informações. “As aulas de campo é vista como um momento mágico e muito esperado não só pelos alunos da educação básica, mas também pelos acadêmicos, pois, teremos a oportunidade de ter várias vivências e o amadurecimento desse conhecimento”.

Professora. Luciane Silva de Carvalho.

Durante as aulas de campo os residentes levaram os alunos para visitar o museu Dom Avelar, localizado no Bairro Cristo Rei, em Teresina. Luís Felipe, aluno do 8° período, pontuou que foi muito gratificante a experiência de campo, porque saem da rotina de um ambiente fechado de sala de aula.

“Dentro do programa de residência pedagógica, buscamos oferecer atividades diferentes aos alunos, atividades que tenham um impacto positivo sobre eles, levando em conta os conteúdos abordados nas aulas de Geografia. De modo geral, podemos perceber que os alunos ansiavam bastante por essa aula de campo, que já tínhamos avisado a eles. E no momento da interação com o museu foi percebido que os alunos ficaram bastante interessados nos objetos de amostragem do museu, o feedback que foi retornado pelos alunos foi bastante satisfatório”.

Estudante de Geografia do 8º período, Luís Felipe de Freitas Costa.

Para Edson Osterne, estudante do 8° período, a atividade proporciona uma troca de conceitos para todos os participantes e isso estabelece uma relação próxima e significativa entre eles.

“É importante criar um ambiente de aprendizagem que seja acolhedor e propício para as trocas de conhecimento entre professores e alunos. Isso significa proporcionar um espaço onde os alunos se sintam à vontade para expressar suas opiniões, fazer perguntas e compartilhar suas experiências. Além disso, buscamos fazer com que os alunos entendam que a prática de ensino ela não acontece somente em sala de aula, mas que a partir da sala ela se expande e a aula de campo ao museu teve o objetivo de mostrar aos alunos a importância dos patrimônios culturais, preservar os vestígios que marcaram a nossa história e a história da humanidade”.

Edson Osterne, estudante do 8° período de Geografia.

O programa tem duração de 18 meses e é dividido em 3 módulos, onde ao final cada residente tem que desenvolver um relatório das atividades realizadas, bem como as aulas de campo que foram propostas ao longo dessa caminhada.

Fotos dos residentes que também fazem parte do programa:

Elysson Carlos da Silva Araujo, estudante de Geografia do 8 período. “A aula de campo é sem sombra de dúvidas uma atividade essencial para estimular o senso de observação e crítico dos alunos, através do olhar do espaço histórico e vivido, para que o aluno possa descobrir o conteúdo que é primeiramente teórico na prática em um novo ambiente”.

Leonardo Rafael Santos Côelho, estudante de Geografia do 6 período. “Conciliar teoria e prática é sempre ótimo. Visto que o aluno tem dificuldades para compreender o conteúdo que é posto em aula, e como nós estávamos ministrando aula de eletiva (nas trilhas do Piauí), algo totalmente novo, foi bom para a disciplina”.

Cleyton Felipe de Oliveira Barbosa, estudante de Geografia do 6 período. “A experiência composta por uma aula de campo é transformadora para os estudantes, pois oferece novas perspectivas e acaba motivando-os a compreender o aprendizado”.

Maria Laura Rodrigues dos Santos, estudante de Geografia do 6 período. ” A experiência da aula de campo foi fundamental para os alunos e para os licenciandos, pois permite que conheçamos um espaço da nossa cidade e mostrar que a Geografia não está presa a sala de aula, mas vai muito além disso.”