UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Alunos de Educação Física da UESPI marcam presença no Regional de Futebol de Cegos e fortalece ensino inclusivo

Por Jésila Fontinele

O Regional futebol de cegos acontece entre os dias 12 e 17 de maio, no Estádio Verdão. Durante essa semana, os alunos do sétimo período do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), irão assistir aos jogos acompanhados pela professora Débora Cristina, responsável pelas disciplinas de Educação Física Adaptada e Educação Física Inclusiva.

Hoje (12), os alunos assistiram aos jogos dos atletas de São Luís, Campina Grande e Rio Grande do Norte. As partidas fazem parte de um processo seletivo que visa escolher a cidade-sede do evento, sendo Teresina a escolhida desta vez. Foi uma oportunidade para os estudantes presenciarem as competições ao vivo e relacionarem o conteúdo teórico à prática. “Já estudamos o conteúdo teórico sobre a classificação da deficiência visual, o contexto histórico e toda a fundamentação relacionada a esse tema. Agora, temos uma oportunidade ímpar de vivenciar isso na prática, assistindo aos jogos, conversando com os atletas e com a equipe técnica”, ressaltou a professora Débora Cristina.

Além de presenciarem os jogos, a professora também destacou a importância da interação com a equipe e os jogadores. “Nesta manhã (12), tivemos o prazer de conhecer e conversar com o atual técnico da Seleção Brasileira de Futebol para Cegos, o professor Cesinha”. Júlio Cesar Macena, conhecido como Cesinha participou das Paralimpíadas de Paris com a função de chamador, localizado atrás do gol adversário e responsável pelas instruções ofensivas da equipe.

Luziane Cruz, aluna do curso, falou sobre a contribuição do evento para o enriquecimento do aprendizado, ao proporcionar a integração entre teoria e prática. Nesse sentido, os ensinamentos tornam-se mais completos, promovendo não apenas a ampliação do conhecimento, mas também preparando os futuros profissionais de Educação Física para lidarem com as adversidades da área. “Essa vivência é uma oportunidade única para nós, alunos, uma vez que temos contato direto com atletas, treinadores e todos os envolvidos no futebol para cegos”, salientou Luziane.

Sobre a disciplina, a discente destaca os momentos práticos que os estudantes estão passando.  “A disciplina está sendo desenvolvida de maneira prática, com experiências diretas, como no futebol para cegos, em que os alunos têm a oportunidade de vivenciar e compreender na prática os desafios e as adaptações necessárias para incluir pessoas com deficiência visual nas atividades física”.

A iniciativa da participação dos alunos de Educação Física nas práticas realizadas no âmbito das disciplinas de Educação Física Adaptada e Educação Física Inclusiva revela um fator fundamental: a união entre teoria e prática. Além disso, contribui para a quebra de paradigmas, dando mais espaço e voz ao futebol regional de cegos, com a presença de figuras importantes que contribuem significativamente para a formação dos alunos.