Administração Superior discute ações de inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência na UESPI

Por Clara Monte

Na manhã desta terça-feira (25), a Administração Superior da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) se reuniu para discutir sobre políticas públicas para o atendimento de acessibilidade de pessoas com deficiência dentro da instituição.

A reunião foi na reitoria da Uespi

A iniciativa do encontro veio da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), que ressaltaram a necessidade de medidas adequadas para a comunidade acadêmica que tenha algum tipo de deficiência. Durante o momento, a Diretora do Departamento de Assuntos Estudantis e Comunitários – DAEC da PREX, Profa. Hilziane Brito, classificou a reunião como algo histórico dentro da universidade, visto os tabus ainda presentes na pauta.

“Esse encontro é muito importante, já considero ele como um momento histórico dentro da nossa instituição. Esse assunto requer de muita discussão, precisa-se de protocolos e medidas adequadas para atender as necessidades de muitos discentes e até mesmo docentes que tenham alguma deficiência, destaco também a importância de inclusão dentro do nosso ambiente físico e também virtual (site) da universidade, como por exemplo a opção de áudio para nossos alunos com deficiência visual”.

Na oportunidade foi discutida as principais dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência dentro da instituição e discutidas medidas que possam melhorar a vida acadêmica delas, como exemplo: o maior número de interprete de libras disponíveis para auxiliar durante as aulas e apresentações.  Presente no momento, a Professora e Pró-Reitora Adjunta da Proplan, Ma. Joseane de Carvalho Leão, falou sobre sua experiência em sala de aula e destacou a importância de uma formação entre os professores.

Medidas estão analisadas para serem impactadas na Uespi

“Eu também sou professora, então entendo que muitas vezes falta preparo. Acho importante e necessário um suporte, tanto emocional, quanto de conhecimento, e especialização multidisciplinar, para sabermos adequadamente lidar em determinadas situações, ajudando também na interação do professor com o aluno”.

Na oportunidade, a Pró-reitora da Administração e Recursos Humanos, Fábia Buenos Aires, afirma a necessidade de dados quantitativos específicos de cada deficiência, de todos os campi, para poder levar ao Estado sugestões de protocolos. “Nessa pauta é de extrema importância que tudo seja formalizado, só assim podemos levar sugestões para o governo avaliar os dados e poder daí oferecer melhorias nas políticas públicas para a inclusão”.

A oportunidade também contou com a presença da Assistente Social e Psicóloga da UESPI.