Por Roger Cunha
No auditório do Campus de Bom Jesus, os estudantes do 3º período do Curso de Direito transformaram o espaço em um verdadeiro tribunal. A sessão simulada do Tribunal do Júri foi planejada para que os alunos pudessem vivenciar na prática conceitos estudados nas disciplinas de Direito Penal I e Hermenêutica Jurídica. A preparação envolveu não apenas o estudo das peças jurídicas, como denúncia, resposta dos réus e sentença, mas também a ambientação do local, a organização das equipes e a interpretação dos papéis de acusação, defesa e Judiciário.

Tribunal do Júri é reproduzido por estudantes em atividade pedagógica no campus de Bom Jesus
O caso escolhido para o júri simulado abordou um duplo homicídio ocorrido após uma confusão em um bar fictício. A complexidade do processo exigiu que os estudantes aplicassem os conceitos aprendidos em sala, refletissem sobre estratégias jurídicas e raciocinassem rapidamente durante a simulação, aproximando teoria e prática em um cenário que reproduziu fielmente um julgamento real.
Além das equipes principais, a turma do 6º período participou como jurados, testemunhas e réus, colaborando ainda com a infraestrutura, garantindo que o ambiente estivesse adequado e realista. Essa integração entre turmas permitiu um aprendizado colaborativo, estimulando o engajamento e a responsabilidade dos alunos na execução da atividade.

Tribunal do Júri é reproduzido por estudantes em atividade pedagógica no campus de Bom Jesus
Durante a simulação, a professora coordenadora da disciplina de Hermenêutica Jurídica acompanhou de perto cada etapa, observando a dedicação dos estudantes, a ambientação do espaço e a aplicação prática dos conteúdos teóricos. Ela destacou a relevância do júri simulado como ferramenta pedagógica. “O Tribunal do Júri é um dos procedimentos previstos na nossa legislação de maior complexidade. É muita técnica, é um espaço onde são julgados os crimes mais graves, que são os homicídios dolosos. A simulação representa um espaço em que os estudantes podem ter contato com as teses e com o rito utilizado, aguçando a curiosidade e o estudo do conteúdo trabalhado em sala de aula. É um simulacro do que seria um júri na vida real.”
Antes do início do julgamento, a professora explicou como a atividade integra diferentes disciplinas e permite que os estudantes utilizem seus conhecimentos de forma prática, testando suas habilidades em interpretação, argumentação e aplicação de conceitos penais. “Esse júri foi construído como uma atividade conjunta dos componentes curriculares de Direito Penal I e Hermenêutica Jurídica. A perspectiva era trabalhar os conteúdos das duas disciplinas, incluindo métodos interpretativos, técnicas de argumentação e conceitos iniciais de direito penal. A ideia era que os estudantes utilizassem esses conhecimentos nas teses de defesa e acusação durante a simulação.”

Tribunal do Júri é reproduzido por estudantes em atividade pedagógica no campus de Bom Jesus
A professora reforçou ainda que atividades práticas tiram os alunos da rotina exclusivamente teórica e promovem o desenvolvimento de habilidades essenciais. “Atividades práticas, como o júri simulado, tiram o estudante da zona de conforto. Elas exigem mobilização, diálogo entre colegas, trabalho de oratória e raciocínio rápido, contribuindo para a construção do conhecimento e a formulação do conteúdo aprendido em sala de aula.”
Durante todo o evento, a professora acompanhou a performance dos alunos, observando desde a ambientação do auditório até a execução dos papéis, destacando o comprometimento e a dedicação da turma. “Neste júri, tivemos apoio dos estudantes do sexto período, que atuaram como jurados e réus. Foi uma grande performance. Os estudantes se dedicaram à ambientação do espaço, transformando o auditório em um verdadeiro tribunal do júri, considerando todos os elementos constitutivos de uma sessão real. O júri contou ainda com participação externa, incluindo familiares e estudantes de outros cursos, além de entrevistas e momentos formativos com profissionais da área.”

Tribunal do Júri é reproduzido por estudantes em atividade pedagógica no campus de Bom Jesus
Por fim, Mariana Moura ressaltou a organização coletiva e a relevância pedagógica da atividade, destacando que a experiência permitiu aos estudantes vivenciar de forma prática os conceitos jurídicos. “O processo de organização contou com distribuição de papéis entre acusação, defesa e Judiciário, reprodução de todos os atos, jurados, Conselho de Sentença, infraestrutura e ambientação. Desde as vestimentas até a cenografia, tudo foi construído pelos estudantes, promovendo deslocamento de habilidades e demonstrando a potência de um trabalho coletivo dedicado. Ficamos muito satisfeitos com o resultado, tanto eu quanto os demais docentes envolvidos.”
O aluno Arão Neto, que participou ativamente do júri simulado. Ele descreveu a experiência como intensa e transformadora, destacando o quanto a atividade trouxe aprendizado que não seria possível apenas nas aulas teórica. Ele explicou que acompanhar todo o processo. desde a preparação das peças até a execução da sessão, permitiu compreender a complexidade e a dinâmica de um julgamento real, exercitando habilidades de argumentação, interpretação de papéis e tomada de decisão rápida. “Participar da sessão simulada do tribunal do júri foi uma experiência ímpar, pois envolveu conhecimento teórico e prático. Passamos por todas as etapas do júri, desde a organização até a sessão em si, e isso será lembrado durante toda a nossa carreira acadêmica e profissional.”

Tribunal do Júri é reproduzido por estudantes em atividade pedagógica no campus de Bom Jesus
Ele ressaltou como a atividade contribuiu para a formação jurídica. “Foi possível vivenciar totalmente um júri, observar cada momento da acusação e defesa, unir o que vimos nas disciplinas e aplicar na prática. A sensação foi de realmente estar em um júri real, e isso fortalece nossa preparação para o futuro profissional.”
Além disso, Arão enfatizou a importância do aprendizado coletivo e do apoio de profissionais externos, que trouxeram dicas valiosas e aproximaram os estudantes da realidade do Tribunal do Júri. “Tudo isso só foi possível graças ao empenho dos três grupos, ao apoio dos professores e à colaboração do Ministério Público e da Defensoria Pública. Recebemos orientações que foram essenciais para nosso desempenho e aprendizado.”

Tribunal do Júri é reproduzido por estudantes em atividade pedagógica no campus de Bom Jesus
O evento foi aberto à comunidade acadêmica, permitindo que docentes, estudantes de outros cursos e familiares acompanhassem a atividade. A simulação proporcionou uma experiência completa, aproximando a prática do Direito da realidade profissional e promovendo aprendizado colaborativo, desenvolvimento de habilidades e vivência de um ambiente jurídico realista.