UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

NEVIM promove ação educativa sobre prevenção da violência contra a mulher no campus Torquato Neto

Por: Eduarda Sousa 

O Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (NEVIM) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) vai promover no dia 04 de novembro, uma ação educativa voltada à conscientização e prevenção da violência de gênero contra a mulher no contexto universitário. A ação acontecerá no Auditório Pirajá, no campus Torquato Neto, a partir das 14h, com emissão de certificado para os participantes.

O Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher irá promover ação educativa voltada à conscientização e prevenção da violência de gênero contra a mulher

A atividade é aberta a toda a comunidade acadêmica, com destaque para os discentes do curso de Psicologia, e tem como foco principal estimular o diálogo e a reflexão sobre situações de assédio e violência que possam ocorrer no ambiente universitário.

A ação surgiu a partir da demanda do curso de Psicologia, que procurou o Núcleo para desenvolver o evento após identificar situações no cotidiano acadêmico. Além disso, o curso vem elaborando um projeto baseado nas políticas e propostas do NEVIM, com o intuito de fortalecer a cultura de respeito e equidade de gênero dentro da universidade.

A coordenadora do NEVIM, Malena Alves, destacou que a iniciativa busca fortalecer a rede de proteção às mulheres dentro e fora da UESPI. “A ação têm como principal objetivo promover a conscientização e prevenção da violência contra as mulheres no contexto universitário, bem como apresentar o trabalho do NEVIM e a rede de proteção às mulheres estadual”.

O compromisso do NEVIM é garantir a integridade física e mental das discentes da UESPI, prevenindo que situações de assédio ou outros tipos de violência levem alunas a desistirem de seus cursos. A iniciativa busca também tornar a universidade um ambiente mais seguro, acolhedor e livre de comportamentos que possam causar danos ao convívio acadêmico, fortalecendo a rede de proteção e apoio às mulheres.