UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Alunos e professores de Pedagogia da UESPI/Corrente marcam presença no XI CONEDU 2025

Por Roger Cunha 

Estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Corrente, participaram do XI Congresso Nacional de Educação (CONEDU), realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, localizado em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. O evento reuniu pesquisadores, professores e estudantes de todo o país em torno de discussões sobre a educação contemporânea e seus desafios.

Alunos e professores de Pedagogia da UESPI participam do XI CONEDU em Pernambuco

O XI CONEDU teve como proposta principal “pensar a educação” a partir de múltiplas perspectivas colaborativas, criando espaços de diálogo entre o esperançar e o lutar por melhorias nas condições educacionais. O evento destacou o papel dos agentes educacionais como transformadores de realidades, principalmente em contextos marcados por desigualdades e desafios estruturais. Inspirado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) — especialmente na meta de “assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” —, o congresso se consolidou como um espaço de reflexão e construção coletiva de saberes.

Durante a programação, os participantes puderam assistir a palestras, mesas-redondas, apresentações científicas e lançamentos de livros, com a presença de importantes nomes da área da educação, como José Pacheco, Daniel Munduruku e Selma Garrido. As discussões envolveram temas como práticas pedagógicas inovadoras, diversidade cultural, educação inclusiva e o papel social do educador.

Alunos e professores de Pedagogia da UESPI participam do XI CONEDU em Pernambuco

Mais de 15 alunos e egressos da UESPI estiveram presentes no congresso, acompanhados pelo professor Enilson e pela professora Nilzene Nataniel, docente do curso de Pedagogia. Durante o evento, os discentes apresentaram trabalhos em formato de banner e comunicação oral, representando a universidade em um dos maiores encontros acadêmicos da área educacional.

Para a professora Nilzene Nataniel, participar do CONEDU é uma vivência transformadora tanto para os alunos quanto para os docentes. Segundo ela, “participar do CONEDU é uma experiência única. Para o curso de Pedagogia é de suma importância, pois o mesmo viabiliza conhecimentos, trocas e outras possibilidades para além do cotidiano”. A professora destaca ainda que a formação acadêmica vai muito além da sala de aula e que o congresso permite aos estudantes vivenciarem na prática o tripé que sustenta a universidade pública. “Sabe-se que a vivência acadêmica perpassa para além do ambiente da Universidade e o Congresso possibilita ao discente a prática do tripé: ensino, pesquisa e extensão”, afirma.

O tema central do CONEDU 2025, “Fazer Educação a partir das Margens: Compromissos Formativos”, estimulou debates sobre o papel do educador e os desafios de construir práticas pedagógicas inclusivas e transformadoras. Nesse contexto, os acadêmicos da UESPI, juntamente com egressos e professores, apresentaram trabalhos com abordagens voltadas para educação antirracista, educação tecnológica, educação especial, educação infantil, práticas pedagógicas, saberes ancestrais na educação e análises literárias de autores como Paulo Freire e Carolina Maria de Jesus.

Alunos e professores de Pedagogia da UESPI participam do XI CONEDU em Pernambuco

Essas temáticas, segundo Nilzene Nataniel, refletem diretamente a realidade educacional piauiense. “Essas temáticas dialogam com o Piauí em vários requisitos, pois a educação piauiense alavancou muito, mas ainda é perceptível a necessidade de alguns debates democráticos para uma escola mais justa e igualitária. O evento proporciona essa instrumentalização, através dos trabalhos que são apresentados”, destaca.

A professora também ressalta o caráter humano e coletivo da experiência, reforçando que o aprendizado ultrapassa a dimensão curricular. “Essas experiências fortalecem a formação dos futuros pedagogos, não só em questão de currículo, mas de conhecimentos agregados para a vida”, afirma. Ao citar Paulo Freire, Nilzene Nataniel reforça a importância da troca de saberes na prática docente: “Parafraseando Paulo Freire, eu aprendo enquanto ensino e ensino enquanto aprendo”.

Para a docente, incentivar a participação dos acadêmicos em eventos científicos é essencial para o fortalecimento da universidade e do curso. “Incentivar os acadêmicos, prover possibilidades para os mesmos apresentarem e apropriarem-se da essência da pesquisa é fundamental para a própria UESPI, pois somos um conjunto e o Congresso favorece os partícipes do processo de forma recíproca”, conclui.

Alunos e professores de Pedagogia da UESPI participam do XI CONEDU em Pernambuco

A egressa do curso, Mariza Ribeiro da Silva, compartilhou a experiência como particularmente enriquecedora: “A participação no CONEDU foi uma experiência extremamente enriquecedora. Esta foi a segunda edição em que estivemos presentes e, apesar dos grandes esforços logísticos e financeiros para custear passagens e demais despesas, conseguimos mobilizar um grupo significativo”. Mariza destacou o esforço coletivo de reunir graduandos e egressos, juntamente com o apoio da professora Nilzene Nataniel, e lembrou que “enfrentamos a longa distância, mas todo o sacrifício foi motivado pela pesquisa e pelo desejo de fazer parte de um evento de tal magnitude”.

Sobre a contribuição do congresso para ampliar a visão sobre o papel da Pedagogia na sociedade, Mariza ressaltou que “o congresso contribuiu de forma altamente positiva para a expansão da minha visão. Ter contato com profissionais e acadêmicos de diversas regiões do Brasil demonstrou que as dificuldades e desafios locais não são isolados, o que gera um importante sentimento de pertencimento e união”. Ela também destacou a importância de eventos científicos para o amadurecimento acadêmico: “Espero que todos os participantes retornem com um novo olhar e novas ideias. É imperativo que renovemos e aperfeiçoemos nossa prática pedagógica continuamente”.

Mariza apresentou o trabalho “A Consolidação do IDEB no Piauí: Práticas de Gestão e Avaliação em Municípios de Destaque”, resultado de pesquisa desenvolvida durante sua participação no Programa PIBIC da UESPI. O estudo, realizado em coautoria com a professora doutora Raimunda Maria, analisou os municípios que se destacaram no IDEB de 2023, investigando as práticas de gestão e avaliação que contribuíram para o sucesso das redes de ensino. Segundo Mariza, “nosso interesse surgiu ao constatar a evolução positiva da educação no Piauí. Buscamos identificar quais municípios alcançaram destaque e analisar as práticas implementadas para que suas redes de ensino se tornassem referência estadual”.

Alunos e professores de Pedagogia da UESPI participam do XI CONEDU em Pernambuco

A participação dos alunos e professores da UESPI no XI CONEDU foi uma experiência enriquecedora, que fortaleceu a prática acadêmica e a formação de futuros educadores comprometidos com a transformação social. O curso de Pedagogia agradece o apoio da direção do campus e de todos que ajudaram a viabilizar a ida ao evento, reforçando o compromisso da UESPI com o ensino, a pesquisa e a extensão, e com a construção de uma educação pública de qualidade, inclusiva e significativa para a sociedade.