UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Uespi Piripiri: Alunos do 5º período de Pedagogia vivenciam aula de campo no Parque Nacional de Sete Cidades

Por Jésila Fontinele

Os alunos do 5º período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Antônio Giovanni Alves de Sousa, em Piripiri, realizaram uma aula de campo no Parque Nacional de Sete Cidades. A atividade prática integrou as disciplinas História: Conteúdo e Metodologia e Geografia: Conteúdo e Metodologia, sendo ministrada pelos professores Me. Alex Mesquita e Ma. Juliana Oliveira. 

Realizada recentemente, a atividade de campo proporcionou aos alunos a oportunidade de conhecer aspectos geográficos e históricos do Parque Nacional de Sete Cidades. Durante a visita, foram explorados locais com formações rochosas e sítios arqueológicos com pinturas rupestres, além de observações sobre a fauna e a flora da região. 

A professora Me. Juliana Oliveira relatou que a atividade de campo teve como propósito colocar em prática os conteúdos discutidos em sala de aula, a partir de artigos científicos sobre o Parque Nacional. “A aula de campo proporciona inúmeros benefícios à formação docente, pois conecta teoria e prática ao permitir que os alunos observem a realidade local. Além disso, desperta o senso crítico por meio de questionamentos, comparações e interpretações dos fenômenos que ocorrem na área visitada, estimulando a aprendizagem significativa, na qual os conteúdos se materializam e o processo de compreensão é facilitado”. 

A professora também destacou a relevância da atividade para o processo de ensino e aprendizagem, além do esforço dos professores na realização da aula de campo. “Ressalta-se, contudo, que a pretensão é manter o desenvolvimento das aulas de campo como recurso didático-pedagógico, consolidando-as como parte integrante da formação acadêmica dos discentes”, concluiu. 

O professor Me. Alex Mesquita ressaltou a importância de expandir as percepções dos estudantes, relacionando os conteúdos teóricos aprendidos em sala de aula com a prática. Ele destacou, ainda, a relevância de trabalhar as disciplinas de Geografia e História, sobretudo para os futuros professores que irão atuar no Ensino Fundamental. 

“Foi uma forma de fazer com que os acadêmicos vivenciassem essa prática e percebessem a possibilidade didática de uma aula de campo, ao mesmo tempo em que se proporcionou a eles um aprendizado sobre como poderão utilizar essa experiência futuramente, enquanto professores do Ensino Fundamental”. 

Segundo o docente, atividades dessa natureza possibilitam aos alunos uma associação mais clara entre teoria e prática, além de representarem uma alternativa à rotina da sala de aula, explorando outros ambientes que também possuem potencial pedagógico. “A importância se dá, principalmente, por esse aspecto”, concluiu.

O estudante do5º período, Islano Gomes, descreveu a aula de campo como uma experiência capaz de proporcionar um conhecimento mais prático e flexível em relação ao que já havia sido estudado. Segundo ele, a visita ao Parque Nacional de Sete Cidades despertou uma nova compreensão sobre o valor da educação além dos limites da sala de aula, evidenciando os benefícios para a aprendizagem e fortalecendo o vínculo entre os discentes e a comunidade local. “Esse tipo de atividade de campo amplia as formas de aprendizagem e promove uma maior conscientização sobre a relevância do parque para a preservação ambiental e para o bem-estar da comunidade”, pontuou.