UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Pesquisa da UESPI resulta em livro sobre o pensamento filosófico de Garrigou-Lagrange

Por Filipe Benson

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio da sua Editora (EdUESPI), acaba de publicar o livro “A presença filosófica em Garrigou-Lagrange”, de autoria do professor Francisco Antônio de Vasconcelos. O lançamento é resultado de uma pesquisa registrada na PROP/UESPI e se dedica a analisar a contribuição do pensador francês Réginald Garrigou-Lagrange (1877-1964), um dos principais nomes do neotomismo no século XX, conhecido por sua influência em discípulos ilustres, como o Papa João Paulo II.

A obra traz o estudo aprofundado de quatro textos fundamentais do filósofo e teólogo: De Christo Salvatore (1949), De Deo trino et creatore (1946), De unione sacerdotis cum Christo sacerdote et victima (1951) e De methodo Sancti Thomae (1928). Cada análise resultou em uma síntese que, reunida no livro, apresenta um panorama crítico sobre a verdade de Deus, do homem, da Igreja e do próprio conhecimento.

Capa da obra lançada pela EdUESPI.

Segundo o autor, o objetivo da publicação é oferecer uma ferramenta de apoio a estudiosos e interessados no pensamento neoescolástico, ressaltando o debate filosófico presente na obra de Garrigou-Lagrange, que, seguindo a tradição de Tomás de Aquino, defendia a unidade entre ser e pensar apenas em Deus. “Desejamos que este livro auxilie na compreensão tanto do legado de Garrigou-Lagrange quanto dos fundamentos da neoescolástica”, destacou o professor Francisco Antônio.

Com esta publicação, a EdUESPI reafirma seu papel em difundir pesquisas acadêmicas que contribuem para o fortalecimento da filosofia e das humanidades no cenário nacional.