UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

UESPI Piripiri: Projeto de Extensão com Arduino e IA promove inovação tecnológica e social

Por Jésila Fontinele

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI),  Campus Professor Antônio Giovanne Alves de Sousa, em Piripiri, promove, sob a coordenação do professor Neymar José, o projeto de extensão “Arduino + IA: Formando Futuros Inovadores em Robótica Educacional e Inteligência Artificial ( Módulo I)”.   

Projeto Arduino: controlando a velocidade de um ventilador a partir da variação de temperatura do ambiente.

O projeto de extensão teve início em agosto e segue até dezembro de 2025, com carga horária de 4 horas semanais. As atividades são realizadas em formato híbrido, utilizando plataformas de simulação online e gratuitas. São ofertadas 10 vagas por semestre, com possibilidade de expansão para até 30.  Atualmente, o projeto conta com 5 participantes e inclui discentes, docentes e membros da comunidade interna e externa, inclusive pessoas de outros municípios interessadas.

Com foco nas linhas de pesquisa em desenvolvimento tecnológico, formação docente e inovação tecnológica, o projeto tem como objetivo capacitar estudantes na programação de Arduino, utilizando a plataforma TinkerCad em aulas híbridas. Por meio de uma abordagem prática e interdisciplinar, busca promover o desenvolvimento de projetos aplicados à robótica, à inteligência artificial e à criação de soluções voltadas para demandas sociais e educacionais.

O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware e software livres, que possibilita o desenvolvimento de diversos projetos eletrônicos. Em outras palavras, trata-se de um microcontrolador que funciona como um mini computador independente, programado para executar determinadas funções. Assim, o Arduino configura-se como uma ferramenta versátil, sendo útil tanto para iniciantes no aprendizado de eletrônica e programação quanto para profissionais e pesquisadores que desejam desenvolver protótipos e soluções inovadoras.

O coordenador do projeto Neymar José ressaltou que o projeto visa capacita os alunos em tecnologia de forma prática e colaborativa, desenvolvendo criatividade, pensamento crítico e trabalho em equipe. “Para a comunidade, gera benefícios diretos ao incentivar soluções para desafios locais, como automação, monitoramento ambiental e educação em escolas. Assim, a universidade se conecta à sociedade, formando estudantes agentes de transformação social e tecnológica”, concluiu.

O estudante Guilherme de Araújo destacou a importância dos alunos terem contato com os projetos que a universidade pode oferecer, além de reforçar  sua participação no projeto que tem justamente o objetivo de aprender além das disciplinas do curso e enriquecer sua formação. “É necessário que os professores adquiram novas habilidades para que o ensino seja aprimorado, utilizando as tecnologias a seu favor”, afirmou o estudante. Guilherme também ressaltou que a programação com Arduino pode ser uma importante aliada no ensino de Física, pois possibilita a articulação entre teoria e prática em diversos conteúdos.

Dessa forma, entende-se que o projeto de extensão é um grande aliado, pois promove o desenvolvimento tecnológico e social, além de contribuir para a formação de habilidades relevantes. Sua importância não se limita apenas ao aspecto social, mas também à capacidade de proporcionar uma aprendizagem acessível, estimular a criatividade, favorecer o desenvolvimento de competências interdisciplinares e gerar impactos positivos na comunidade.

 

Projeto Arduino: robô seguidor de linha construído com sensores e módulos.