Por Filipe Benson
O curso de Ciências Contábeis da UESPI realizou, na última quarta-feira (17/09), a palestra “A Importância do Turismo para a Economia de Teresina”, com o objetivo de discutir como o setor turístico pode impulsionar o desenvolvimento econômico e promover transformação social na capital piauiense. A atividade integrou a agenda de eventos acadêmicos do curso e buscou sensibilizar os estudantes para o papel estratégico da contabilidade no fortalecimento de setores emergentes da economia local.
Coordenada pelo corpo docente do curso, a palestra teve como convidado o escritor, economista e publicitário Eneas Barros, que compartilhou dados e análises sobre o impacto do turismo na geração de empregos, no fomento ao comércio e na valorização da identidade cultural da cidade.

Eneas Barros palestrando para alunos de contabilidade no auditorio Clóvis Moura
Segundo o palestrante, trazer esse debate para dentro da universidade amplia a formação dos alunos e contribui para a construção de novas perspectivas sobre a atividade turística. “Trazer um tema desse aqui para dentro da academia é muito prazeroso, porque você tem a oportunidade de discutir com o aluno, de mostrar para o aluno que ele pode ter uma visão diferenciada da atividade turística, ver mais a atividade turística como uma atividade econômica e não apenas como uma atividade de lazer”, afirmou Eneas Barros.
Durante a programação, os estudantes participaram de um momento de diálogo e troca de experiências com o palestrante, abordando temas como turismo sustentável, investimentos locais, potencial gastronômico e belezas naturais de Teresina, além de conhecer estratégias para integrar o olhar contábil à gestão de empreendimentos turísticos. A proposta foi estimular o pensamento crítico e a visão empreendedora dos futuros profissionais.

Grupo organizador da palestra e alunos do curso
Para a estudante Mirelle Rayane, do sétimo bloco de Ciências Contábeis, a experiência foi enriquecedora e trouxe novas perspectivas sobre a cidade onde vive. “A palestra foi muito enriquecedora, trouxe pontos sobre o nosso turismo em Teresina que muitas pessoas não conhecem. É uma cidade rica, para quem vem de fora, e muitas vezes a gente não valoriza isso. Temos nossos rios, que são belezas naturais muito boas para se explorar, tem nossa gastronomia e muitos lugares com ótimas refeições para ir com a família e os amigos, isso movimenta muito a economia do nosso estado”, explica a aluna.
Ao promover a atividade, a UESPI reforça seu compromisso com uma formação acadêmica conectada às demandas da sociedade e voltada para o desenvolvimento regional. A iniciativa evidencia o papel da universidade na construção de conhecimento aplicado, na valorização da cultura local e na formação de profissionais comprometidos com a cidadania, a inclusão e a transformação social.