UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

UESPI realiza capacitação em primeiros socorros

Por: Eduarda Sousa

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio da Liga Acadêmica de Primeiros Socorros (LAPS), promoveu, na última segunda-feira (08), uma capacitação gratuita em noções básicas de primeiros socorros no campus Prof. Barros Araújo, em Picos. A iniciativa foi voltada para servidores, professores e demais interessados, e teve como objetivo orientar sobre como agir em situações de emergência que podem ocorrer no campus, oferecendo suporte até a chegada do socorro especializado.

Capacitação em noções básicas de primeiros socorros

A capacitação é considerada essencial, especialmente por conta da localização do campus ser afastada do centro da cidade. A ação busca garantir que todos os profissionais possam agir rapidamente diante de uma emergência, evitando que a vítima sofra complicações enquanto aguarda atendimento médico. Além disso, o curso também prepara os alunos para situações de urgência, promovendo aprendizado prático aliado à teoria. “A minha intenção é que todos os nossos profissionais técnicos e professores possam agir diante de alguma ocorrência, e não esperem apenas pela equipe de Enfermagem ou pelos educadores físicos. Queremos que haja uma ação imediata que permita que a vítima chegue ao hospital da forma mais benéfica possível”, destacou a diretora do campus, professora Mariluska Macedo.

Capacitação em noções básicas de primeiros socorros

Durante a oficina, ministrada pela enfermeira Rosa Dantas, os participantes aprenderam a identificar e atuar em diferentes tipos de emergência, como obstrução de vias aéreas, parada cardiorrespiratória, queimaduras, choque elétrico e afogamento. Foram realizadas demonstrações práticas de compressão torácica, desobstrução de vias aéreas e ventilação de pacientes, permitindo que os participantes aplicassem os conhecimentos de forma segura e eficaz. “Uma hemorragia, você pode estancar com uma camisa ou uma toalha. Esse curso oferece a oportunidade de salvar uma vida com os recursos disponíveis no momento”, pontuou Rosa Dantas.

A capacitação em primeiros socorros é fundamental, especialmente por estar alinhada à Lei Lucas, que determina a obrigatoriedade de treinamento de uma porcentagem de professores para atuar em emergências. “Ter os professores capacitados é necessário. Existe a lei chamada Lei Lucas, que exige que uma porcentagem de professores seja treinada para atuar em situações que envolvam primeiros socorros”, destacou Emanoela Rodrigues, aluna de Enfermagem e presidente da LAPS.

Capacitação em noções básicas de primeiros socorros

O conhecimento adquirido permite reconhecer sinais de emergência e agir de forma rápida e segura, aumentando as chances de salvar vidas dentro e fora da universidade. “O curso nos ensinou a reconhecer diversos sinais e sintomas, como desmaios, convulsões, AVC, afogamento, ataques de animais venenosos e a realizar manobras de RCP. Também aprendemos a delegar tarefas ao acionar o SAMU. Cada minuto é essencial para salvar uma vida, e tudo que aprendemos será de suma importância para todos nós, tanto dentro quanto fora da universidade”, afirmou o servidor Laessio Aragão.