UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Dia do Biólogo é celebrado na UESPI com Mostra e Feira Científica em Teresina e Parnaíba

Por Jésila Fontinele

O mês de setembro é importante para os profissionais, discentes e docentes do curso de Biologia, já que é  comemorado o Dia do Biólogo. A UESPI celebra e parabeniza os discentes do Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, e do Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba pela data e pela  realização da I Mostra Científica e Feira de Ciências.

A Mostra “Como é a Biologia na UESPI?” se destaca como um espaço de diálogo entre universidade e escola, proporcionando vivências que vão além da sala de aula. A iniciativa busca fortalecer a comunicação científica, o trabalho em equipe e as habilidades didáticas, além de valorizar a Biologia e suas diversas áreas. O evento também tem como objetivo despertar nos jovens o interesse pelo conhecimento científico e pela carreira acadêmica.

A I mostra científica  foi realizada em Teresina pelo Cabio, em parceria com a coordenação. A ação foi idealizada com a proposta de criar uma ponte entre os dois níveis de ensino, médio e superior, assim foi apresentado aos alunos do ensino médio do Centro Estadual de Educação Profissional Professor Ruy Leite Berger Filho.

A professora Maria Gardênia de Sousa ressaltou que a mostra foi dividida em grandes áreas da Biologia, com o uso de banners, jogos didáticos, apresentação de modelos tridimensionais e outras atividades. “O evento permitiu aos discentes desenvolver habilidades práticas e de comunicação, além de fortalecer a divulgação científica. Para os alunos do Centro Estadual Educacional Profissional Professor Ruy Leite Berger Filho, a mostra proporcionou conhecimento sobre o curso, áreas de atuação e a importância da Biologia no cotidiano”, concluiu.

Já a estudante e integrante do Centro Acadêmico, Maria Ariadna, relatou sobre a Mostra Científica e sua contribuição para a região, com levantamentos de dados, além de pesquisas voltadas à Zoologia, Botânica e Microbiologia. “Obtivemos informações e repassamos para auxiliar em estudos e até mesmo em outras pesquisas no âmbito científico.” A estudante concluiu reforçando que a Mostra partiu de uma hipótese com a expectativa de alcançar um resultado previamente definido. “A proposta também pode surgir a partir de estudos já existentes ou de acontecimentos que estejam ocorrendo e impactando, de algum modo, o âmbito científico”, explicou.

O Centro de Ciências Biológicas de Parnaíba realizou a I Feira de Ciências, em comemoração ao Dia do Biólogo, como o primeiro projeto do Centro Acadêmico, que surgiu a partir da proposta da Diretora de Marketing Vitória, voltada para aproximar as escolas da Universidade. Segundo a integrante Clara Ferreira, a ideia era compartilhar os trabalhos acadêmicos com estudantes e com a comunidade em geral.

A ação foi promovida para aproximar a comunidade acadêmica do público externo, uma forma de mostrar o papel da Biologia.  Clara Ferreira ressaltou a importância da Biologia no cotidiano e na sociedade, a fim de evidenciar a relevância da pesquisa, dos projetos desenvolvidos e do estudo, além dos conhecimentos transmitidos aos estudantes. “A iniciativa contribui tanto para a formação de futuros profissionais quanto para a divulgação científica, permitindo que os trabalhos realizados pelos acadêmicos beneficiem a comunidade em geral.”

A aluna  Clara Ferreira ainda se referiu à feira como uma oportunidade de possibilitar o contato com a comunidade e demonstrar a eles os estudos desenvolvidos ao longo da formação. “O objetivo principal do evento era que os acadêmicos de Biologia realizassem divulgação científica, apresentando seus trabalhos e pesquisas desenvolvidas dentro da universidade. A ideia era mostrar esses projetos aos estudantes das escolas, incentivando-os a ter um olhar mais amplo sobre o curso de Biologia e despertando interesse pela área”.