UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

UESPI é homenageada em uma sessão solene realizada na Câmara Municipal de Teresina, em celebração aos seus 39 anos de fundação

Por Jésila Fontinele

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) foi homenageada em sessão solene realizada na Câmara Municipal de Teresina, em celebração aos seus 39 anos de fundação. A solenidade reuniu autoridades, gestores, docentes, discentes, servidores e representantes da sociedade civil, que reconhecem a relevância da instituição.

Durante a sessão, foi destacada a importância da instituição no estado, seus avanços e a qualidade do ensino superior público, que forma cidadãos e profissionais ao longo de quase quatro décadas, oferecendo oportunidades em todo o território piauiense. Com 12 polos, distribuídos entre a capital e o interior, a instituição se destaca como um espaço democrático.

O Reitor da UESPI, professor Dr. Evandro Alberto, iniciou sua fala sobre a celebração evidenciando os 15 cursos da instituição que foram avaliados pelo ENADE, dos quais três obtiveram nota 5 e seis alcançaram nota 4, além dos investimentos em infraestrutura realizados pelo governo. “A UESPI se mantém firme para dizer a vocês, com ensino de excelência, estamos crescendo com qualidade. É uma universidade que contribuiu e continua contribuindo muito para a melhoria do ensino e para a melhoria das condições de vida das pessoas do Estado do Piauí”, concluiu.

A comunidade uespiana consolidou-se como uma universidade responsável pela formação de milhares de profissionais que atuam no mercado de trabalho e em setores estratégicos para o desenvolvimento regional. O vice-reitor, Dr. Jesus de Abreu, frisou o crescimento da instituição, que iniciou como uma escola de formação de professores e, atualmente, tornou-se uma universidade com mais de 104 cursos. “Há 39 anos começou com a Escola de Formação de Professores e, hoje, nós temos uma universidade com 104 cursos, com mais de 500 doutores, e mais de 80% dos professores são mestres ou doutores”.

O Vereador Fernando Lima destacou a importância da distribuição da UESPI, que garante oportunidade para que pessoas do interior tenham acesso ao ensino superior sem precisar se deslocar para a capital, ressaltando a expansão da instituição nos últimos anos. Hoje, sou vereador de Teresina, mas eu sou natural de Santa Cruz do Piauí, um município de cerca de 8 mil habitantes, lá no semiárido do estado, e lá temos um polo da Universidade Aberta da UESPI, que oferece vários cursos que possibilitam aos moradores daquele município e dos municípios vizinhos cursarem o ensino superior de qualidade sem se deslocar muito”, relatou.

Além disso, o Vereador Eduardo Draga Alana pontuou sobre o papel da universidade, que tem mudado a vida de muitos piauienses com cursos de capacitação, abraçando, segundo ele, todo o estado. “O nosso governador tem investido bastante na UESPI e tem levado vários cursos diferentes que não existiam na instituição. Aqui é uma homenagem a todos os professores, a todos os alunos e a todas as pessoas que vivem direta e indiretamente dessa instituição tão importante para o nosso estado”, afirmou o vereador que concluiu sua fala reforçando que os investimentos do Governo do Estado têm feito da UESPI uma referência.

Foi com emoção que a pró-reitora de Administração (PRAD), Fábia Buenos Aires, falou sobre sua trajetória na instituição, iniciada como aluna nos anos 2000, até se tornar professora. “Hoje, eu me encontro como pró-reitora de Administração e, durante todos esses anos dentro dessa universidade, ela só cresceu, só evoluiu. É uma imensa alegria poder participar desse momento de celebração dos 39 anos da UESPI, me lembra que moro aqui há mais de 25 anos, então me sinto essa piauiense adotada e a Universidade Estadual é  a minha segunda casa”, completou.

A Diretora Aline Meneses,  do Departamento de Assuntos Estudantis e Comunitários (DAEC),  pontuou a importância do momento como um trabalho feito com propósito. “Somos responsáveis pelo ensino superior no estado do Piauí. A UESPI é uma universidade viva, atuante, e como diretora da Assistência Estudantil, eu tenho o papel de estar ao lado dos alunos, por meio dos programas, acompanhando cada um em sua vulnerabilidade socioeconômica, para que ele chegue aqui nesse momento de formação e crescimento, e que a partir daí, comece uma nova história no Piauí, no Brasil e no mundo”.