Por Jésila Fontinele
O curso de Turismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) conta com sua empresa júnior na área, a EmpreenderTur, uma associação formada por graduandos, professores, mestres e doutores do curso, por meio da supervisão da professora Mestre Ana Angélica Costa.

Criada em 2017, a EmpreenderTur é uma associação sem fins lucrativos e de caráter privado, vinculada ao curso de Turismo da UESPI. Seu propósito é unir teoria e prática, proporcionando aos estudantes a oportunidade de vivenciar experiências reais no mercado turístico, além de contribuir para o fortalecimento do setor por meio da educação.
A prof. mestre Ana Angélica descreve a empresa como uma oportunidade ímpar de transformar teoria em prática, pois ela é responsável pela integração de profissionais já formados e graduandos reunidos no mesmo espaço. “Gera impacto positivo no desenvolvimento do setor turístico, fomenta o crescimento econômico e incentiva a inovação, consolidando-se como um ambiente de aprendizagem, cooperação e transformação social”.
Em meio a conquistas e avanços desde 2017, a EmpreenderTur se destacou pelo edital nacional para a biodiversidade (FUNBIO), em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), a fim de realizar a capacitação de 37 condutores de visitantes do Parque Estadual do Cânion do Rio Poti. A ação foi realizada em Buriti dos Montes, entre os dias 07 e 09 de agosto, com o objetivo de qualificar esses profissionais para atuarem no parque.
A professora ressaltou que essa conquista representa um marco significativo não apenas para a associação, mas também para a comunidade uespiana, evidenciando o compromisso da UESPI em transformar conhecimento em ações, com impacto que ultrapassa os muros da instituição e beneficia a sociedade e o desenvolvimento econômico do estado. “Ao conduzir essa formação, levamos a excelência do ensino que caracteriza a UESPI para além das salas de aula, aplicando metodologias inovadoras e fundamentação científica na qualificação de profissionais do turismo”.
Além disso, em parceria com a Editora da Universidade, a Eduespi, será lançado o Manual do Condutor de Visitantes, Parque Estadual do Cânion do Rio Poti. A obra conta com três autores responsáveis, sendo uma deles a professora da UESPI, Ana Angélica, coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos em Turismo ( NETUR/UESPI). Destaca-se, assim, a contribuição da Universidade Estadual do Piauí, por meio da empresa júnior, para a elaboração do manual.

Responsáveis pela capacitação dos 37 profissionais e elaboração do Manual do condutor de visitantes:
Professora Mestre Ana Angélica Costa (supervisora da EmpreendeTur)
Profa. Dra. Kaíse Canuto (IFPI)
Biólogo Francisco Sousa (DNA Selvagem)
Presidente da EempreendeTur, Vanessa Benvido (7º período de Turismo – UESPI), que coordenou toda a logística e organização técnica do projeto.