UESPI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

UESPI de são Raimundo Nonato promove I seminário do território quilombola lagoas na UESPI

Por Jésila fontinele

Nos dias 16 e 17 de dezembro, o campus Prof. Ariston Dias Lima, em São Raimundo Nonato, sediará o I Seminário do Território Quilombola Lagoas, com a temática: “A mediação alimentar na construção do território”.

O evento é fruto de uma parceria entre o Colegiado do Curso de Geografia e as mulheres da Cozinha Comunitária Raízes do Quilombo. Ele visa destacar a importância da alimentação no fortalecimento das identidades territoriais quilombolas, promovendo discussões em quatro mesas temáticas.

De acordo com o professor David Barbosa, a iniciativa do seminário nasceu do trabalho de conclusão de curso de Witney Marques, aluna do curso de Geografia do campus de São Raimundo Nonato. Witney faz parte do projeto Cozinha Comunitária Raízes do Quilombo, situado no povoado Moisés, dentro do território. Sua pesquisa abordou o papel da cozinha comunitária no fortalecimento das identidades quilombolas. “Pensamos que o evento seria uma ótima oportunidade de trazer um pouco da cozinha, dos seus produtos e dos seus conhecimentos para a universidade’’, destacou o professor Barbosa.

”A ideia do evento deu se através da minha pesquisa, que busca compreender, como a Cozinha Comunitária Raízes do Quilombo atua para o resgate da cultura quilombola e das identidades territorial na comunidade Moisés e no Território Lagoas”, reforçou Witney que ainda falou sobre suas expectativas para o primeiro seminário, na qual buscar demostrar a importância dos alimentos, onde integra a cultura quilombola e tem influência na formação do território.

O professor também ressaltou a relevância do seminário para a comunidade acadêmica, que terá a oportunidade de refletir sobre os elementos constitutivos da cultura quilombola e sua relação com a organização do território no semiárido piauiense. “O evento contribui para que docentes, discentes e técnicos, assim como a comunidade geral, compreendam a importância dessa cultura e sua contribuição para a leitura do território’’, afirmou David Barbosa,  que ainda pontou que o seminário busca aproximar a universidade da comunidade do território Quilombola Lagoas, fortalecendo estratégias educacionais que valorizem a diversidade sociocultural e promovam uma educação antirracista.

PROGRAMAÇÃO: 

Primeiro dia (16/12)

Último dia (17/12)

 

INSCRIÇÃO: https://forms.gle/ymK9oLBBYUhTiZav9