Por Jésila Fontinele
O teatro Municipal Maria do Socorro de Macedo Claudino, em Timon, foi palco do espetáculo teatral o fusquinha cor-de-rosa, organizado pela professora Debora Cristina, em colaboração com o primeiro período de educação física, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), o evento aconteceu dia (28) de novembro, às 16 horas.
“A iniciativa foi além de um exercício acadêmico, destacando-se como um momento de criatividade, aprendizado e reflexão. O enredo aborda percepções relacionadas a gênero e estereótipos por meio da história de dois irmãos que evitam brincar com um fusquinha rosa: o menino, por considerar a cor inadequada, e a menina, por associar o carro a algo que não combina com ela. A narrativa, com um tom lúdico e reflexivo, foi apresentada com o intuito de estimular o público a refletir sobre ideias e comportamentos culturais de maneira leve e acessível”, afirmou a professora.
Segundo a professora Debora Cristina, o enredo foi adaptado sendo composto por danças, histórias e brincadeiras tradicionais. Além disso, a peça faz parte do Projeto Expoame, coordenado por ela, Debora Cristina, e pela professora Francilene Madeira. “Acredito que vai ser uma tarde bem divertida, bem leve,” frisou a professora sobre suas expectativas em relação ao evento.
O autor do livro Caio Riter, falou sobre o teatro montado pelo curso de educação física, na qual frisou sobre o teatro ser uma excelente forma de levar a literatura a mais corações. “Bom quando um livro publicado há quase 20 anos segue dialogando com corações leitores,” concluiu o escritor.
Assim, entende-se que projetos como esse são de fundamental importância, pois além da criatividade e debates sobre temas importantes, elas também são responsáveis por promover a integração e o trabalho em equipe dos alunos, além de levar arte para comunidade externa explorando a literatura.