Curso de ciências da computação realiza curso de programação para ciências de dados

Por Jésila Fontinele

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Torquato Neto, através do curso de Ciências da Computação, realiza o curso de Programação de Ciência de Dados entre os dias 2 de outubro até 16 de dezembro de forma online. As inscrições estão abertas e vão até o dia 30 de setembro com certificado equivalente a 20 horas e tem como finalidade aprofundar os conhecimentos em python e descobrir como aplicá-lo na análise de dados de maneira prática e acessível.

Programação para ciência de dados

Segundo o professor Dr. Constantino Augusto o projeto surgiu pela necessidade da disciplina de atividade curricular de extensão 3 constar no projeto pedagógico curricular do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, dessa forma, observou-se a possibilidade de ofertar o curso de extensão de programação para ciência de dados. “O curso tem como objetivo orientar e capacitar os participantes sobre os conhecimentos fundamentais da linguagem de programação Python e em ferramentas essenciais para ciência de dados”, relatou.

Para Gabriel de Lima, estudante que está à frente da divulgação, esse projeto não beneficia somente alunos da computação, pois ele abrange outros cursos pela necessidade de em algum momento  utilizarem informações com ciência de dados.  “Com a programação, com a linguagem Python, fica  mais fácil porque ela é uma linguagem de fácil aprendizado. Podemos montar gráficos que não existem, só precisamos dos dados, e conseguimos analisar histogramas, fazer análises de dispersão e, assim, tomar boas decisões com base nesses dados”, concluiu.

Cronograma do curso

Para ter acesso a mais informações e inscrição acesso o link: