Docentes e discentes da UESPI participam da VIII reunião nordestina de ciência do solo

Por Jésila Fontinele

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) foi representada na VIII Reunião Nordestina de Ciência do Solo, pelos docentes e discentes do curso de Agronomia, campus Deputado Jesualdo Cavalcanti (Corrente). A oitava edição do evento ocorreu entre os dias 16 e 20 de setembro de 2024, no município de Arapiraca, Alagoas, na qual é um importante fórum de discussão sobre os avanços e desafios da ciência do solo na região Nordeste

A reunião é um evento técnico-científico promovido pelo Núcleo Regional Nordeste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente da UFAL, IFAL e UNEAL, com a parceria de várias instituições públicas e privadas do estado de Alagoas. Seu objetivo é promover a troca de experiências entre pesquisadores, professores, alunos, produtores e outros profissionais ligados à ciência do solo.

A professora Dra. Juliana da Silva Barros, presente no evento, falou sobre o compromisso dos docentes e discentes da universidade com a pesquisas  aplicada, com a iniciativa de contribuir no sentido de  atender as necessidades locais de preservação ambiental e melhoria da produtividade agrícola. “Destaca-se a oportunidade de compartilhar nossos estudos e trocar experiências com outros pesquisadores”, frisou a professora, que também ressaltou o apoio da instituição, que os contemplou com auxílio financeiro para participação no evento, por meio do edital PROP/UESPI 017/2024.

“Esse incentivo é fundamental para promover o intercâmbio de ideias e fortalecer a inserção acadêmica da UESPI em espaços de destaque na pesquisa científica. A participação dos docentes na Reunião Nordestina de Ciência do Solo ressalta a importância de iniciativas que incentivam a difusão do conhecimento, promovendo ao mesmo tempo o desenvolvimento sustentável e a inovação no setor agrícola do Nordeste”, completou a professora.

O discente Carlos Jesus descreveu sua participação no evento como uma experiência única, na qual buscou e compartilhou novos conhecimentos com os trabalhos apresentados. “O evento proporcionou uma interação bastante positiva para mim e para outros discentes e docentes, pois promoveu uma troca enriquecedora”, afirmou. O aluno Rafael Amorim também falou sobre a relevância do evento para sua formação acadêmica, especialmente por estar diretamente ligada à sua área de estudo, que são os solos. “A troca de experiências foi essencial para buscar mais conhecimentos e conhecer as tecnologias que estão sendo utilizadas na área”, concluiu.

Os docentes que participaram do evento foram a Dra. Juliana da Silva Barros e Dr. Sammy Sidney Rocha Matias, e os discentes  Carlos Jesus de Oliveira Neto, Marcus Visctório de Lima Ferreira e Rafael Amorim Batista.