Formação política para mulheres da UESPI encerra quarta edição com foco em liderança e igualdade de gênero

Por Raíza Leão

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio do Núcleo de Pesquisa e Inovação em Políticas de Gênero e Direitos Humanos (NUPIDH), finalizou o IV Curso de Formação Política para Mulheres. O objetivo principal da formação é proporcionar uma imersão no debate político, abordando temas fundamentais para o fortalecimento da liderança e autoestima das participantes.

IV Curso de Formação Política para Mulheres

De acordo com Vinícius Coutinho, aluno de Direito e monitor do curso, a proposta é romper com o paradigma de que política não deve ser discutida, especialmente entre as mulheres. “A sociedade se desenvolveu acreditando que a política é um tema que não deve ser debatido, principalmente com mulheres. No entanto, como algo que impacta diretamente nossas vidas e é um direito de cidadania, é fundamental que todos dialoguem sobre isso”, ressalta.

O curso ofereceu uma ampla grade de disciplinas, abrangendo áreas como filosofia, direito constitucional, direitos humanos, políticas públicas, psicologia e saúde, com especial foco na saúde da mulher. Essa diversidade de conteúdos visa não só ampliar a visão das alunas, mas também despertar um olhar crítico sobre as questões políticas e sociais.

IV Curso de Formação Política para Mulheres

Com o sucesso das edições anteriores, a equipe responsável pelo curso já planeja dar continuidade ao projeto. “Pretendemos continuar com o curso e, como plano futuro, propor a elaboração de um documentário sobre essa jornada”, afirma Vinícius. A possibilidade de uma nova edição também está em discussão, com a perspectiva de um curso em nível de especialização, garantindo uma formação ainda mais aprofundada.

Uma pesquisa está sendo conduzida para avaliar os impactos dessa formação na vida das participantes. “Queremos saber se as nossas alunas buscaram concorrer em cargos políticos ou se se tornaram líderes de movimentos em prol dos direitos das mulheres”, conclui Vinícius. Esse levantamento vai trazer dados sobre como o curso tem contribuído para o fortalecimento da liderança feminina e a promoção da igualdade de gênero.