UESPI Campo Maior reestrutura laboratório de Etnobiologia

Por Jésila Fontinele

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Heróis do Jenipapo, em Campo Maior, reestruturou no início deste semestre o laboratório de etnobiologia. A iniciativa visa promover a integração de diversas áreas do conhecimento, além de enriquecer a pesquisa e o ensino no campus.

Laboratório de Etnobiologia

A Etnobiologia é uma área de estudo que busca analisar e compreender as relações de interação entre determinadas culturas e o meio biológico e tem como princípio a valorização dos conhecimentos culturais, ou seja, os saberes etnobiológicos procuram identificar a representação de diferentes culturas no meio biológico e sua influência sobre ele, a fim de reconhecer a distribuição, origem e diversidade dos seres vivos.

A Diretora do Campus, Profa. Maria Pessoa, comentou sobre os estudos que serão possíveis realizar no laboratório, na qual envolvem a inter-relação entre áreas como a biologia, zoologia, botânica, os fungos, com os saberes populares, além dos fatores culturais e ambientais. Ela também destacou a importância das concepções desenvolvidas por diversas etnias, como quilombolas, indígenas, entre outras que agregam conhecimentos tradicionais.

A Professora Dra. Maria Pessoa enfatizou que os questionamentos que impulsionam os conhecimentos etnobiológicos estão relacionados à compreensão de como as culturas enxergam o mundo biológico e o significado disso dentro de cada contexto cultural. “Dentro de uma perspectiva histórica e filosófica, é possível reconhecer como se deu a distribuição, a origem e a diversidade desses seres biológicos, que são cultivados e utilizados por diversas etnias, por foça de cultivo em certos períodos e em alguns espaços do mundo e do Brasil.  Isso é muito forte no Nordeste, no Piauí, principalmente nas áreas rurais”, explicou a professora.

“O Laboratório de Etnobiologia foi reestruturado para ser entregue à comunidade acadêmica, ele favorece a integração de diversas áreas, histórica,  geográfica, biológica,  sociológica,  filosófica e a  antropologia, e é uma área interdisciplinar e vai vincular e favorecer muito o crescimento acadêmico no Campos Heróis do Jenipapo”, pontuou a diretora do campus sobre os benefícios que o laboratório vai agregar para a comunidade uespiana de Campo Maior.

Vídeo do laboratório de Etnobiologia de Campo Maior: