Produção de mapas temáticos com software Qgis em São Raimundo Nonato

Por Jésila Fontinele

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus de São Raimundo Nonato, promove o curso de extensão sobre a produção de mapas temáticos com o software Qgis. As aulas acontecem no laboratório de informática do campus, às 14 horas. O minicurso teve início no dia 16 de setembro e continua nos dias 23, 30 de setembro e 7 de outubro, além de contar com um certificado equivalente a 20 horas de carga horária.

Curso de extensão Qgis em São Raimundo Nonato

O Qgis, ferramenta utilizada no curso, é um software de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) que possibilita a visualização, edição e análise de dados geoespaciais. A professora Patrícia Barbosa, responsável pela condução do projeto, explicou que a iniciativa surgiu da necessidade de conhecimentos teórico-práticos na área de geoprocessamento e suas geotecnologias, na qual tem a função de agregar aos discentes, docentes de São Raimundo Nonato e a comunidade.

Segundo a professora, as geotecnologias evoluíram rapidamente nas últimas duas décadas, sendo responsáveis pela criação de novos campos de trabalhos em diversas áreas das ciências, além do  crescimento do campus da UESPI em São Raimundo Nonato, que teve um desenvolvimento significativo na última década, tanto no ensino quanto na pesquisa e na extensão, ou seja, essas ferramentas desempenham um papel importante no enriquecimento da produção acadêmica.

Ela também ressaltou que as geotecnologias são instrumentos promissores para diversos fins, especialmente em análises espaciais e que espera que o projeto possa estimular o ensino e a aprendizagem por meio do uso das geotecnologias, ao proporcionar uma melhor compreensão das particularidades espaciais do mundo em torno deles. “Temos disponíveis vários softwares responsáveis pela viabilização da construção de mapas temáticos, destacando-se o QGIS, que é caracterizado como um programa de Sistema de Informação Geográfica com código aberto, licenciado sob a Licença Pública Geral GNU”.

Programação:

16/09 – Apresentação do minicurso; aula teórica sobre cartografia, geoprocessamento e geotecnologias;

23/09 –  Conhecendo a interface e funcionalidades do QGIS; Base de dados cartográficos e Compositor de impressão do QGIS;

30/09 – Produção do mapa final

07/10 – Apresentação de plataformas; entrega da ficha avaliativa sobre a estrutura do curso: arranjo teórico, metodologia, estrutura do curso e aulas práticas.

O projeto de extensão é vinculado com ao curso de geografia de São Raimundo Nonato e conta 18 vagas para cada edição do minicurso, conforme a quantidade de computadores disponíveis no laboratório de informática.