Mais de 600 inscritos no I Congresso Nacional de Letramentos da UESPI – inscreva-se agora!

Por Raíza Leão

Nos dias 16, 17 e 18 de outubro, a Universidade Estadual do Piauí vai sediar o I Congresso Nacional de Letramentos – COLES, um evento inovador no Brasil que reunirá professores, alunos e técnicos para discutir estudos de gêneros textuais e letramentos.

I Congresso Nacional de Letramentos – COLES

A UESPI, através do Laboratório de Leitura e Escrita Acadêmica – LEIA e do Programa de Pós-graduação em Letras – PPGL, está à frente da organização do congresso. Com a temática “Inovação e Diversidade nos Letramentos e Gêneros Textuais/Discursivos: um convite à reflexão sobre como a inovação e a diversidade podem transformar as práticas de leitura e escrita, promovendo uma educação mais inclusiva e abrangente”, o evento tem como objetivo aprofundar e ampliar os debates sobre esses estudos, evidenciando a importância de compreender a interação desses campos em contextos educativos e profissionais de ensino, pesquisa e extensão.

A professora Bárbara Melo, uma das organizadoras e docente do curso de Letras, destaca que o congresso representa um marco para o Brasil e para a UESPI. “Esse é um evento pioneiro no Brasil, sendo a primeira vez que uma instituição de ensino superior promove um congresso com essa temática, que é tão relevante e impactante no contexto educacional atual. O evento contará com 14 palestrantes de diferentes regiões do país, que compartilharão suas expertises e experiências com nossa comunidade acadêmica”.

A professora também ressalta que a ideia de reunir gêneros textuais/discursivos e letramentos em um único congresso contribui significativamente para o avanço da pesquisa nessas áreas. Ela explica que, nos estudos mais recentes, a relação entre letramentos e gêneros é praticamente indissociável, já que ambos envolvem aspectos essenciais da linguagem como uma forma crucial de interação social. O I COLES propõe eixos que relacionam os letramentos a aspectos contemporâneos, como inteligência artificial, tecnologias, formação de professores da educação básica e literatura, entre outros, ampliando a compreensão e o diálogo sobre essas áreas.

Além disso, o congresso visa fortalecer parcerias entre grandes instituições brasileiras e promover o diálogo acadêmico. “O I COLES envolve pesquisadores de quatro importantes grupos de pesquisa (DICENS, GETE, GETEXTO e LEIA). Esperamos que o evento facilite a aproximação entre esses grupos e o compartilhamento de experiências valiosas”, complementa a professora.

Com um formato híbrido, o congresso incluirá a maioria das atividades presencialmente e simpósios temáticos online, permitindo uma ampla participação. A programação contará com palestras, conferências, mesas-redondas, simpósios temáticos, minicursos e sessões de pôsteres, visando promover a troca de ideias, inovação pedagógica e avanço na compreensão dos letramentos e gêneros discursivos.

Além de impulsionar a discussão sobre letramentos a nível nacional, o I COLES busca destacar os estudos realizados na UESPI. A proposta de reunir gêneros textuais/discursivos e letramentos em um único evento visa avançar na pesquisa dessas áreas, refletindo a importância da linguagem como forma de interação social.

Com 600 inscritos e 300 trabalhos já confirmados, o congresso evidencia o impacto e o interesse gerados pelo evento. As submissões de trabalhos vão até o dia 15 de setembro, enquanto as inscrições para minicursos e oficinas podem ser feitas até o dia 20 de setembro. Garanta sua vaga e faça sua inscrição pelo site do evento.