Curso de Biblioteconomia realiza evento com a temática territórios de formação e as múltiplas atuações profissionais

Por Jésila Fontinele

A Semana de Biblioteconomia tem como temática “Territórios de Formação e as Múltiplas Atuações Profissionais”. O evento vai acontecer no campus Torquato Neto, entre os dias 17 e 18 de outubro, das 13h30 às 21h00, com conferências, mesas-redondas, apresentações orais de trabalhos e visitas a ambientes laborais, onde os alunos terão contato com as realidades do mundo profissional.

A V Semana de Biblioteconomia da UESPI tem como propósito integrar estudantes, professores e bibliotecários do Piauí ao promover uma análise aprofundada das necessidades de informação, educação e comunicação dos envolvidos. O evento propõe discutir e refletir coletivamente sobre  “Territórios de Formação e as Múltiplas Atuações Profissionais”, com o objetivo de fortalecer as bases teóricas e práticas da biblioteconomia, por meio de debates que consideram o contexto atual, busca-se ampliar o entendimento sobre a realidade acadêmica e social da profissão.

A Coordenadora do curso, Profa. Débora Teixeira, e autora do projeto, falou sobre o evento que nasceu com o propósito de fortalecer as bases teóricas e práticas do curso e por meio delas são desenvolvidas discussões mais contextualizadas sobre a realidade local.  “Nesta quinta edição, trazemos como público-alvo discentes, docentes profissionais e bibliotecários, inclusive aqueles que já foram formados pela Universidade Estadual do Piauí, assim, iremos focar no tema ”Territórios de Formação e as Múltiplas Atuações Profissionais”, com a perspectiva de discutir essa questão que visa amadurecer o pensamento e as necessidades, os desejos, por meio de discussões que versam sobre a formação acadêmica e sua continuidade no mundo do trabalho”, pontuou a professora.

O conteúdo abordado abre um leque de discussões importantes sobre o papel do bibliotecário em diferentes contextos. Este tópico aborda tanto a formação acadêmica quanto as diversas práticas profissionais, ao oferecer um panorama abrangente sobre a atuação independente do bibliotecário e a construção de seu currículo. Durante os encontros programados, serão discutidas as oportunidades para bibliotecários que atuam de forma autônoma, exploradas diferentes áreas de vivência e apresentados relatos de profissionais com perspectivas inovadoras. Essas discussões prometem aprofundar a compreensão das múltiplas facetas da profissão, com uma contribuição valiosa tanto para acadêmicos quanto para profissionais que retornam à universidade para compartilhar suas experiências e conhecimentos adquiridos ao longo da carreira.

A temática escolhida para a V Semana da Biblioteconomia conta com três eixos dentro dessa perspectiva: Organização, Representação e Acesso à Informação; Gestão e Inovação em Ambiente de Informação; e Educação, Cultura e Mediação da Informação. Além da coordenadora Debora, a  Professora Arysa Cabral também é responsável pela organização geral, e outros colaboradores são os docentes Andreína Virgínio, Conceição Bezerra (Diretora da biblioteca central) Renato Sampaio, Maria Regina e Mirleno de Jesus, assim como o apoio do corpo discente que integra o Corpo Acadêmico de biblioteconomia.

Com o objetivo de ajudar nos gastos do evento, foi organizada uma feira de livros usados nos dias 09 e 10 de setembro, a feira vai ficar localizada no espaço de convivência do CCSA – setor 10.

Para mais informações acesse:  https://www.even3.com.br/v-semana-academica-de-biblioteconomia-478876/

Instagram do evento: https://www.instagram.com/biblio.uespi?igsh=MWQ1NGc2a3IwZDZnNg==