Professor Orlando Berti lança a 2° Edição do livro Jornalismo e Inteligência Artificial

Por Jésila Fontinele

O professor Orlando Berti, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), lançou a segunda edição de seu livro “Jornalismo e Inteligência Artificial” na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais. A obra, publicada pela EdUESPI, já havia sido baixada mais de 5.000 vezes em sua primeira edição.

Segunda Edição do livro Jornalismo e Inteligência Artificial

O professor  destacou que além desse sucesso, o seu livro mais baixado teve cerca de 11 mil downloads, sendo ele o “ChatGPT: Evolução ou Fim do Jornalismo?” também sobre Inteligência Artificial, publicado pela EdUESPI, em 2023, na qual foi considerado um dos 10 mais importantes para entender Comunicação e Inteligência Artificial pela Universidade de Austin, em Texas, nos Estados Unidos, nessa lista com 10 livros, há apenas dois em português.

O lançamento na UFU, uma das maiores universidades federais do Sudeste, representa um marco significativo na carreira do professor, dessa forma, ele ressaltou a importância de seu livro ser reconhecido fora do Piauí, especialmente em um tema atual e relevante como a Inteligência Artificial. Segundo o Prof. Berti, o livro foi concebido não apenas para o público piauiense, mas para as perspectivas de língua portuguesa que buscam uma reflexão crítica sobre as mediações informacionais na era da Inteligência Artificial. Ele enfatizou que, mesmo havendo divergências sobre o uso dessa tecnologia, é fundamental conhecê-la.

Lançamento do livro Jornalismo e Inteligência Artificial

Sobre a nova edição, o Professor explicou que a obra foi atualizada para incluir as mais recentes evoluções e reflexões sobre Inteligência Artificial, especialmente os sistemas generativos que se desenvolvem constantemente e afirmou que essa edição  também está disponível em formato impresso e é a mais atual publicada em português sobre o tema.

O professor também comemorou o fato de a obra estar entre as 52 lançadas durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), em Balneário Camboriú, onde profissionais da comunicação de todo o Brasil se reúnem, além disso, o Piauí é representado com outro livro  também publicado pela EdUESPI e presente no evento, organizado por profissionais de Picos, que focou em questões de memória e do período da pandemia. Esta foi a vigésima participação do Docente no evento, e a terceira vez que lança um livro. “Para mim, este é o mais importante, pois o tema do evento é jornalismo e inteligência artificial, justamente a temática do livro”, ressaltou.

Prof. Dr. Berti ainda falou a importância de refletir, criticar e reconhecer o papel crucial do jornalismo na sociedade, seja por meio da Inteligência Artificial ou de outros sistemas. Ele afirmou que, apesar das críticas ao jornalismo, sua função de informar nunca foi tão essencial e que o bom jornalismo, independentemente do meio, é necessário no contexto atual para mediar, trazer informações e conhecimento à população. O livro também instiga uma reflexão sobre o papel dos jornalistas na era da Inteligência Artificial  e como a população deve analisar o jornalismo neste período.

Professor Orlando Berti

“A maior novidade é que já estamos preparando nosso terceiro livro sobre Inteligência Artificial, que vai ser ainda mais provocativo do que “ChatGPT: Evolução ou Fim do Jornalismo’’ e “Jornalismo e Inteligência Artificial’’.  Acredito que, em dezembro, eu o finalizo e pretendo lançá-lo, no máximo, em fevereiro do próximo ano. A Inteligência Artificial é um caminho sem volta para a sociedade e é nosso papel, como membros da universidade, trazer à sociedade respostas, reflexões e provocações sobre essa temática”, concluiu o professor Dr. Orlando Berti.