Parceria entre UESPI e UFPI capacita jovens apicultores no semiárido piauiense

Por Roger Cunha

Foi realizado no dia 19 de julho o encerramento do Projeto Realeira: Protagonismo Jovem na Apicultura em Massapê do Piauí, uma iniciativa desenvolvida pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) em parceria com a Associação de Apicultores da Data Boa Vista (ABOMEL). Coordenado pelas professoras Juliana do Nascimento Bendini (UFPI) e Rebeca Hennemann Vergara de Souza (UESPI), o projeto contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) e foi realizado com a participação dos bolsistas Adriano José Oliveira Campos, Ronilson Carvalho, Sabrina Oliveira e Ana Lívia Campos.

Equipe do Projeto Realeira e jovens apicultores em atividade de campo (foto: José Erenildo de Carvalho)

Durante o evento, a comunidade teve a oportunidade de conhecer as ações desenvolvidas pelos jovens ao longo dos 10 meses de capacitação, além de visitar a exposição “Mel com Ciência”, organizada pelo GEASPI/UFPI. A culminância do projeto foi marcada por dois concursos: o de melhor mel e o de culinária à base de mel, intitulado “Tem Mel Nesta Receita”. O senhor Airton José da Costa, pai do jovem participante do projeto, Tailton Ailton da Costa, venceu o concurso de melhor mel, enquanto Andreza de Carvalho Silva, irmã da integrante Andreia de Carvalho Silva, foi a vencedora do concurso culinário.

Formandos do Projeto Realeira e equipe (Foto: Maria Mayara Vieira)

A jovem Andreza de Carvalho Silva recebe a premiação do concurso “Tem mel nesta receita” das mãos do engenheiro agrônomo Ronilson Carvalho, integrante da equipe do Projeto Realeira (foto: Maria Mayara Vieira)

As receitas vencedoras podem ser conferidas no Instagram do projeto (@projeto_realeira). O Projeto Realeira foi desenvolvido ao longo de 10 meses no Povoado São Francisco, com aulas teórico-práticas realizadas na Escola Municipal Joaquim de Carvalho, que, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, apoiou a iniciativa.

Focado em incentivar o protagonismo jovem, a equidade de gênero e a conservação da Caatinga, o projeto abordou uma ampla gama de temas e atividades, incluindo plantas apícolas, noções de biologia das abelhas, manejo de apiários no contexto de seminários sobre mudanças climáticas, associativismo e a história da apicultura no Piauí.

Integrantes do Projeto Realeira com as colmeias na sede da ABOMEL (foto: Juliana Bendini)

Além da instalação e manutenção do apiário escola, os jovens participantes realizaram duas visitas técnicas, uma à Casa APIS e outra à fábrica de cera Flora Wenzel, ambas localizadas em Picos. Em parceria com a engenheira agrônoma Catiana Melquíades, egressa do campus de Picos, foi promovida uma oficina de fabricação de sabonetes à base de produtos apícolas, que contou com a participação dos familiares dos integrantes do projeto.

O apicultor sócio da ABOMEL Airton José da Costa e sua família recebem a premiação de melhor mel das mãos do presidente da associação, José Erenildo de Carvalho. (foto: Maria Mayara Vieira)

Ronilson Carvalho, egresso do curso de Agronomia da UESPI/Picos, ressaltou a importância de sua participação no Projeto Realeira, destacando o impacto tanto em sua formação quanto no desenvolvimento dos jovens envolvidos. Ele explicou que o projeto proporcionou um valioso aprimoramento teórico e experiências práticas em apicultura, além de ser uma oportunidade gratificante de acompanhar a evolução dos jovens participantes. “Foi muito gratificante acompanhar o projeto e observar o desenvolvimento dos jovens envolvidos, tornando-se capacitados para realizar a apicultura de forma econômica, social e ambientalmente correta”, afirmou o aluno.

Jovens realizando atividade de coleta, identificação e herborização de plantas apícolas

Outro aspecto de destaque do projeto foi a aquisição de materiais como colmeias, macacões e cera de empresas locais, fortalecendo e valorizando a cadeia produtiva da apicultura piauiense.

O Projeto Realeira, coordenado pela professora Juliana Bendini, vem sendo desenvolvido desde 2022 em diferentes formatos, já tendo sido implementado em Patos do Piauí e São Raimundo Nonato, antes de chegar a Massapê do Piauí. De acordo com a professora essas iniciativas são fundamentais para incentivar a sucessão familiar e promover a sustentabilidade da apicultura no semiárido. A professora Rebeca Hennemann Vergara de Souza, da UESPI,  destaca a importância do financiamento para garantir que os jovens não apenas recebam capacitação, mas também tenham acesso aos equipamentos essenciais para iniciar na atividade. Em Massapê do Piauí, o projeto doou aos jovens a indumentária completa e uma colmeia, o que, segundo Juliana Bendini, “representa um grande incentivo para o início na atividade”.

Visita à CASA APIS (foto: Ana Lívia Campos)

Visita à fábrica de cera Flora Wenzel, em Picos (foto: Rebeca Hennemann)

Engenheira agrônoma Catiana Melquíades ministra oficina de sabonetes para o Projeto Realeira (foto Juliana Bendini)