Festival Internacional de Bonecos do Piauí destaca importância cultural com palestras na UESPI

Por Roger Cunha

Na manhã do dia 02 de julho de 2024, o Auditório do NEAD da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) foi palco de discussões culturais durante o 5° Festival Internacional de Bonecos do Piauí. O evento, que celebra a arte dos bonecos e sua relevância cultural, atraiu um público diversificado de estudantes, professores, artistas e entusiastas da cultura. Com mais de 40 espetáculos programados, o festival também promove a formação através de oficinas gratuitas em escolas e universidades, além de ampliar o debate sobre a salvaguarda dessa arte histórica e identitária com fóruns e palestras nas universidades públicas UFPI e UESPI.

5° Festival Internacional de Bonecos do Piauí
Palestras – UESPI – Auditório do NEAD

A primeira palestra da manhã, intitulada “A Cultura Popular como Traço de Resistência da População Afrodescendente”, destacou a importância das tradições populares na preservação da identidade cultural afrodescendente. Os palestrantes abordaram como essas manifestações culturais atuam como formas de resistência e resiliência, mantendo vivas as histórias e valores de comunidades afrodescendentes em meio a desafios sociais e históricos. A professora doutora Assunção Sousa, uma das palestrantes, ressaltou a relevância do tema e a importância do debate dessas questões na contemporaneidade. “Falar disso, estamos falando de nós mesmos. É muito importante no sentido da valorização, mas não só valorizar, mas no sentido da gente ir compreendendo de que forma a gente pode agir para a modificação das realidades. Também é uma forma de combate ao racismo porque são atitudes de reelaboração das coisas que a gente pensa, da gente pensar história e partir disso, ver qual é o nosso lugar de pessoas negras discutindo, no sentido de valorização, da cultura que a gente promove ou que todos promovem”.

Palestra: A cultura popular como traço de resistência da população Afrodescendente

Em seguida, a palestra “Relatos de Itinerância: Histórias de Artistas pelo Mundo” encantou o público com histórias fascinantes de artistas de bonecos em suas jornadas globais. Os relatos trouxeram à tona as experiências e desafios enfrentados ao levar a arte dos bonecos para diferentes culturas e contextos. Os artistas compartilharam momentos de aprendizado, adaptação e criatividade, ressaltando a universalidade da arte dos bonecos e sua capacidade de conectar pessoas de diversas origens. O professor e bonequeiro Ricardo Moreira destacou a importância de trazer esses eventos e debates para dentro da universidade. “Considero que a arte, ela cumpre um papel importante na construção de um diálogo. Academia, comunidade e no caso comunidade artística a população que participa desse tipo de evento é muito importante porque aí a universidade está cumprindo um papel social de suma importância, que é justamente esse diálogo dos professores como estivemos aqui, essa troca é uma maravilha você ter essa troca do conhecimento, desenvolver sua cognição de uma forma que faz você a se estimular mais a produzir cultura”.

Palestra “Relatos de Itinerância: Histórias de Artistas pelo Mundo”