Colação de Grau UAPI: mais de 800 administradores recebem grau pela UESPI

Por Ana Raquel Costa e Hélio Alvarenga

Em uma cerimônia grandiosa realizada no Theresina Hall, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) conferiu grau a 805 graduados em Administração, formados pela Universidade Aberta do Piauí (UAPI).

A colação de grau abrangeu turmas de cerca de 59 polos da segunda etapa do curso de Administração e o evento contou com a presença de representantes da UESPI, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI) e da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), parceiros essenciais na realização do projeto da UAPI.

Dispositivo de honra da solenidade de colação de grau da segunda turma do curso de Administração da UAPI

O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Professor Evandro Alberto, falou sobre a qualidade do ensino da UAPI e ressaltou a certeza de que os recém-graduados serão agentes transformadores na vida de suas famílias e regiões.

Reitor da UESPI, Professor Evandro Alberto, durante a outorga de grau aos novos graduados

“Vocês tiveram a oportunidade de assistir aulas com um sistema moderno, que já trouxe visitantes de vários países para conhecer a tecnologia empregada aqui. Tiveram aulas com professores mestres e doutores para que pudessem ter uma formação de qualidade e ter o conhecimento necessário para enfrentar os desafios que a vida profissional oferece. A graduação de nível superior é um agente transformador na vida de cada um de vocês. Eu acredito que houve muito esforço, dedicação e um trabalho árduo, por isso cada um que chegou até aqui merece os nossos mais sinceros ‘parabéns’”.

A Coordenadora Geral da UAPI, Profª. Ana Angélica Costa, destaca o impacto significativo que a formação superior tem na vida das pessoas e no desenvolvimento dos municípios atendidos pelos polos da UAPI 2. A iniciativa amplia o alcance do ensino por meio da educação a distância com mediação tecnológica, transformando vidas através da educação.

Coordenadora Geral da UAPI, Professora Ana Angélica Costa

“Estamos muito felizes em entregar à comunidade desses municípios mais de 800 administradores. Esta formação é crucial para o desenvolvimento econômico e social de cada município. Acreditamos que haverá uma transformação na vida dos estudantes e de suas localidades através da formação como administradores. A UAPI, ao formar profissionais de qualidade, certamente transformará a economia desses locais.”

O alcance geográfico da UAPI no estado do Piauí fez com que o curso de Administração trouxesse novas perspectivas de mercado em todo o estado. No município de Nossa Senhora dos Remédios, por exemplo, o impacto pode ser observado no ensino voltado para o empreendedorismo e a gestão de setores da administração pública, como o setor da educação, conforme explica o formando Jardel Alves.

O novo egresso do curso de Administração da UESPI, através da UAPI, Jardel Alves

“Este é o primeiro curso de Administração a ser instalado em nossa cidade e estávamos realmente precisando de um curso desse tipo. O mercado de trabalho aqui é geralmente voltado para a área da educação, com menos foco no empreendedorismo e nos negócios financeiros. Acredito que a UAPI fez um excelente investimento ao criar polos em cidades pequenas. Isso contribui para que nossos municípios se desenvolvam mais nas áreas de gestão, administração e inovação. O curso nos proporcionou uma compreensão do controle financeiro de uma empresa ou até mesmo de uma escola. A Administração não se limita apenas às finanças, mas também abrange a gestão no mundo da educação, incluindo a administração de diretorias, entre outros aspectos.”

Falando sobre a transformação de realidades, Eudenice Cruz, recém-aprovada no concurso do Banco do Brasil, explica que o curso de Administração foi fundamental para sua aprovação. O curso expandiu seus conhecimentos e permitiu que ela conciliasse a rotina de estudos da graduação com a preparação para o concurso.

Mais de 800 formandos se tornaram habilitados para exercer a profissão de administrador pela UESPI

“Eu sempre tive muita vontade de finalizar meu curso de graduação, mas não conseguia comparecer presencialmente durante a semana. A educação a distância me ajudou muito nesse aspecto. Agora, penso em seguir com uma pós-graduação e expandir minha pesquisa. Meu curso tem sido muito útil no meu trabalho e na minha carreira. Durante o curso, passei em um concurso público do Banco do Brasil e agora trabalho na área. A minha formação tem sido bastante valiosa na conciliação das diversas tarefas e desafios do dia a dia.”

De acordo com os gestores da UAPI, UESPI, SEDUC e FAPEPI estão planejando novos cursos de graduação e também de pós-graduação para continuar universalizando a educação superior e mantendo o ensino continuado, afirma a coordenadora adjunta da UAPI, Profª. Luciana Saraiva.

A Coordenadora Adjunta da UAPI, Professora Luciana Saraiva

“A UAPI está em fase de construção de dois novos cursos de pós-graduação, permitindo que os estudantes que estão se formando possam continuar estudando na instituição. Esses cursos atendem às demandas do mercado e a qualidade do ensino oferecido pela Universidade Estadual do Piauí nos capacita, através da Universidade Aberta do Piauí, a alcançar todos os municípios com ensino de excelência.”

Como instituição certificadora responsável pela parte pedagógica da UAPI, a Universidade Estadual do Piauí continuará dedicada à oferta de ensino superior na Universidade Aberta do Piauí. A equipe de coordenadores, docentes e profissionais da UAPI permanece empenhada em proporcionar aos estudantes matriculados uma formação pública, gratuita e de qualidade. A UAPI continua com as atividades do curso de Administração através das turmas da terceira etapa de oferta do curso e está se preparando para o início das aulas de dois novos cursos: Tecnologia em Energias Renováveis e Tecnologia em Sistemas para Internet.