UESPI lança editais de apoio à realização e participação em eventos extensionistas e científicos

Por Roger Cunha

Na manhã desta quinta-feira (20/06), no auditório Pirajá do campus Torquato Neto, ocorreu o lançamento dos editais de Apoio à Realização de Eventos Extensionistas, Científicos e de Inovação Tecnológica da UESPI, bem como o de Apoio à Participação em Eventos, promovido pelas pró-reitorias de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários, e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

A mesa do evento contou com a presença do reitor da UESPI, do vice-reitor, da pró-reitora de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.

A mesa do evento contou com a presença do reitor da UESPI, professor Doutor Evandro Alberto de Sousa, do Vice-reitor, professor Doutor Jesus Antônio de Carvalho Abreu, da Pró-reitora de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), professora Doutora Ivoneide Pereira de Alencar, e do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Doutor Rauirys Alencar de Oliveira.

O professor Rauirys Alencar destacou a importância dos projetos para a comunidade acadêmica da UESPI e ressaltou o compromisso da gestão em preparar a universidade para protagonizar o desenvolvimento do Estado. Ele enfatizou que a evolução contínua dos projetos acadêmicos é essencial, afirmando que o conhecimento deve crescer e melhorar constantemente para atender não apenas às necessidades da universidade, como também da sociedade.

A professora Ivoneide Pereira enfatizou a necessidade de integrar a extensão com o ensino e a pesquisa, fundamentos constitucionais da educação. Ela destacou que a extensão, por muito tempo negligenciada, deve ser trabalhada em conjunto com esses outros pilares para garantir que eventos acadêmicos ocorram de forma integrada e eficaz.

O vice-reitor, professor Doutor Jesus Antônio de Carvalho Abreu, sublinhou a importância dos editais na administração da universidade, salientando que eles promovem transparência e meritocracia na gestão. Ele enfatizou que os recursos são distribuídos de maneira justa e democrática através dos editais, refletindo o compromisso da gestão em apoiar a comunidade acadêmica.

Lançamento dos editais de Apoio à Realização de Eventos Extensionistas

O reitor da UESPI, professor Doutor Evandro Alberto de Sousa, reafirmou o compromisso da gestão em cumprir as promessas estabelecidas na carta proposta que o elegeu, destacando projetos como o UESPI TEC, que recebeu um investimento significativo e ainda anunciou futuras iniciativas para integrar ainda mais a universidade com a comunidade, incluindo um grande evento de pesquisa e extensão em todo o estado do Piauí. O reitor enfatizou que o lançamento do edital que visa proporcionar suporte financeiro tanto para pesquisadores quanto para estudantes participarem de eventos e publicações, garantindo assim o desenvolvimento contínuo da universidade.

O Reitor destacou que a UESPI segue firme na missão de formar grandes profissionais

“O evento é mais um passo significativo para a UESPI, reafirmando seu compromisso com a integração do ensino, pesquisa e extensão, e seu papel vital no desenvolvimento do Piauí”, finalizou o Reitor.