UESPI moderniza acesso à Biblioteca Central com integração ao SIGAA

Por Roger Cunha

À frente da inovação acadêmica, a Biblioteca Central da Universidade Estadual do Piauí, no Campus Torquato Neto, está integrada ao Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA). Com essa integração, todo o vasto acervo catalogado foi migrado para uma plataforma acessível, promovendo um acesso mais eficiente e abrangente ao conhecimento.

Conceição Bezerra, diretora da Biblioteca Central, e Edmar Lopes, bibliotecário

O novo formato oferece uma gama abrangente de serviços, desde a consulta de livros, folhetos, enciclopédias, artigos de periódicos e monografias impressas até a possibilidade de renovação de empréstimos e reservas online. Além disso, os usuários podem cadastrar perfis de interesse, permitindo uma notificação personalizada sobre novos materiais relevantes.

A Profª. Conceição Bezerra, Diretora da Biblioteca Central do Campus Torquato Neto, destaca a importância dessa divulgação, combatendo a noção equivocada de que a biblioteca é um espaço subutilizado. “Na biblioteca, existem várias coisas que não são utilizadas e nós temos a necessidade de que a comunidade possa utilizar nosso espaço”, afirma.

Edmar Lopes, bibliotecário

Edmar Lopes, bibliotecário, enfatiza o impacto dessa migração, revelando que foram migrados impressionantes 13.828 títulos catalogados e 26.408 materiais. Ele ressalta o benefício de aproximar a biblioteca do aluno, consolidando os serviços dispersos da UESPI. “A UESPI produz muito, tem muitos serviços, mas eles estão meio que dissipados”, observa.

Essa migração não apenas preservou o trabalho anterior, como também proporcionou uma maior autonomia aos usuários, permitindo um acesso mais direto aos serviços da biblioteca. A implementação do SIGA foi destacada por sua compatibilidade com padrões internacionais, facilitando futuras migrações e a integração de dados acadêmicos.

Tutorial para acesso

Para garantir uma experiência intuitiva e eficiente, a biblioteca disponibilizou uma série de tutoriais abrangentes, cobrindo desde a navegação no acervo até o uso dos serviços de renovação e reservas. O objetivo é tornar o acesso ao conhecimento tão simples quanto possível para todos os usuários.

Em vista do sucesso inicial, há planos ambiciosos para o futuro. Pretende-se criar uma rede de pesquisa para centralizar e publicizar dados, garantindo acessibilidade e conformidade global. Essa iniciativa reforça o compromisso da UESPI em promover o acesso democrático ao conhecimento e incentivar a excelência acadêmica.

Tutorial: Como Cadastrar para Utilizar os Serviços da Biblioteca