Comunidade acadêmica de História promove Feira do Patrimônio “Therezina: passado e presente”

Por Clara Monte

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) promove, no dia 4 de junho, a Feira do Patrimônio  “Therezina: passado e presente”, que acontecerá no Espaço Marcello ATTA – CCSA. A inciativa é organizada pela professora Viviane Marini Pedrazzani, do curso de História, e pelos alunos da disciplina de Prática Pedagógica III, do campus Torquato Neto.

A Feira do Patrimônio é uma exposição que visa destacar o Patrimônio Cultural de Teresina, tanto material quanto imaterial. O foco será nas praças históricas da Bandeira, Saraiva e Pedro II, nas lendas locais, e no patrimônio gastronômico, como a cajuína e o prato típico maria isabel.

De acordo com a organizadora, Profª. Viviane Marini Pedrazzani, os alunos envolvidos na organização estarão expondo imagens, maquetes e alimentos típicos da região. As imagens incluirão tanto fotos antigas quanto atuais, algumas tiradas pelos próprios alunos e outras obtidas da internet. As maquetes representarão as praças e os edifícios históricos em seus arredores.

“Esse evento é destinado tanto à comunidade acadêmica da UESPI quanto ao público geral. Nós queremos promover um maior conhecimento e reconhecimento do Patrimônio Cultural de Teresina, destacando sua importância na memória e identidade da cidade. Além disso, a feira visa proporcionar aos licenciados em História a oportunidade de desenvolver e aplicar metodologias de educação patrimonial, que poderão ser utilizadas futuramente na educação básica”.

A exposição é livre e aberta ao público, não sendo necessário realizar inscrição prévia.