UESPI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Egresso da Uespi defende mestrado para otimizar o manejo da insuficiência respiratória de pacientes com COVID-19

Por Clara Monte 

Ricardo João Soares Barros Filho, egresso da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) do Curso de Bacharelado em Fisioterapia, realizou sua defesa de mestrado do Programa de Pós-Graduação Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal (PPGBiotec)-UESPI.

Defesa de mestrado do Programa de Pós-Graduação Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal (PPGBiotec)-UESPI

Sua dissertação de mestrado teve como título DESENVOLVIMENTO DO SOFTWARE OXYVENT® PARA OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE MANEJO DA INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA E DA PREDIÇÃO CLÍNICA DE PACIENTES HUMANOS ACOMETIDOS PELO SARS-COV-2 e ele tinha como orientador o Prof. Dr. Ney Rômulo de Oliveira Paula (UFPI) e Coorientando o Dr. Aratã Andrade Saraiva Elvas Piauilino (UFPI).

Para Ricardo João Soeares o seu  trabalho  descreve o desenvolvimento de um software para otimizar o manejo da insuficiência respiratória e a predição clínica em pacientes com COVID-19.

“Através dos resultados dispor de um software de aplicação médica baseado em Inteligência Artificial para o gerenciamento da insuficiência respiratória e predição de desfecho clínico que, a princípio, foi desenvolvido para pacientes com COVID-19, mas que pode ser adaptável para outras patologias respiratórias. Sendo utilizado para tal finalidade um conjunto de dados retrospectivos de pacientes com informações demográficas, comorbidades, sintomas, exames, condutas assistenciais e de monitoramento em oxigenoterapia que foram tratados em um algoritmo de inteligência artificial”.

Defesa de mestrado do Programa de Pós-Graduação Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal (PPGBiotec)-UESPI

Para o egresso, Ricardo João Soares Barros Filho, o PPG-Biotec é uma excelente oportunidade para todos os acadêmicos e, principalmente, para profissionais já inseridos no mercado que buscam uma diferenciação em seus currículos, sobretudo nas suas áreas específicas de formação.

“O significado desta produção para minha carreira é imensurável não só pela perspectiva de contribuir socialmente para o cuidado em saúde, como também pelo fato de ter me apropriado de conhecimentos que envolvem tecnologia da informação para o meu currículo”, finaliza.

Segundo a professora Dra. Valdileia Teixeira Uchoa, coordenadora institucional parceira do programa, o PPG-Biotec tem como objetivo formar recursos humanos qualificados para atuar no desenvolvimento de bioprodutos e bioprocessos com ênfase na área da saúde. Ela destaca que a pesquisa realizada pelo egresso é um grande exemplo de transferência de conhecimentos para à sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos.

“Nesta pesquisa, os dados foram analisados utilizando um classificador quântico variacional, o qual demonstrou uma acurácia de 96% na predição de desfechos como óbito, necessidade de intubação e alta hospitalar aprimorada. O software resultante foi integrado a um aplicativo clínico, submetido à validação por juízes e considerado apropriado para uso. Este produto se destaca por sua capacidade de combinar diversas variáveis relevantes no manejo de pacientes com COVID-19, proporcionando uma previsão precisa dos desfechos clínicos. É importante destacar como este programa especializado não só beneficia os alunos, mas também contribui significativamente para a sociedade como um todo.”

Defesa de mestrado do Programa de Pós-Graduação Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal (PPGBiotec)-UESPI