UESPI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Curso de identificação e tratamento avançado de disfunções pélvicas na infância

Por Clara Monte 

Inicia nesta quinta-feira(25) até o sábado(26), o curso de identificação e tratamento avançado de disfunções pélvicas na infância, no Auditório da Sede do Coren-PI, das 8h às 16h. A iniciativa tem como parceiros: as Ligas acadêmicas de Estomaterapia da UESPI e UFPI, Conselho Regional de Enfermagem do Piauí – Coren/PI,  e a SOBEST – Associação Brasileira de Estomaterapia.

O curso, ministrado pelas idealizadoras do projeto, Enf. Marta Lira e Enf. Drielle Arruda, foram convidadas pela Professora  da UESPI, Sandra Marina, para formalizar parceria com a Universidade Estadual do Piauí, com o objetivo de capacitar enfermeiros para identificar, gerenciar e tratar as disfunções urinárias e intestinais em crianças e adolescentes.

“Sabemos que muitas crianças ainda têm a real necessidade de serem acompanhadas quanto às suas necessidades fisiológicas. Por conta disso, muitos pais não deixam seus filhos passarem noites nas casas de amigos, gerando desconforto com a situação. Pensando nisso, convidei as especialistas para orientar nossos estudantes a identificar e tratar disfunções urinárias e intestinais. Nosso objetivo é sempre qualificar nosso alunato, para, como consequência, formarmos bons profissionais para a melhoria da vida dos pacientes”.

A Enf. Drielle Arruda destaca que, nesta quinta-feira, serão conduzidas aulas de capacitação em parceria com o COREN-PI focadas nos enfermeiros da atenção primária. O intuito é estimular os profissionais sobre questões que impactam profundamente a vida social de crianças e adolescentes.

“Já na sexta-feira, iniciamos atendimentos à comunidade, buscando avaliar e tratar essas disfunções, proporcionando uma experiência prática enriquecedora aos alunos do curso de estomaterapia da UESPI. Encerrando com chave de ouro, no sábado, as alunas participarão de uma atividade voltada ao planejamento da assistência e ao empreendedorismo na enfermagem. Juntos, estamos transformando vidas e construindo um futuro melhor para a sociedade e para a enfermagem”, finaliza a idealizadora.