Alunos de Enfermagem e Fisioterapia apresentam trabalhos com o tema “Sistema Cardiovascular”

Por Eric Souza

Cerca de cem alunos dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), participaram da Mostra de Trabalhos de Conclusão das Disciplinas (TCDs) Fisiologia, Patologia e Farmacologia com o tema “Sistema Cardiovascular”. Na primeira edição da atividade interdisciplinar, os participantes abordaram conteúdos sobre a fisiopatologia e o tratamento farmacológico de doenças cardiovasculares.

O evento foi organizado na Faculdade de Ciências Médicas (FACIME), no último dia 20 de novembro, pelos professores Antônio Luiz Martins Maia Filho, que ministra as disciplinas de Fisiologia e Patologia; José Zilton Lima Verde Santos, docente de Patologia; e Rosemarie Brandim Marques, de Farmacologia. Segundo Rosemarie, a escolha do tema se justifica pela importância do sistema cardiovascular para o pleno funcionamento do organismo humano. “O sistema cardiovascular é muito importante para o organismo, pois o sangue que bombeia pelo coração irriga todos os outros órgãos para que funcionem bem. É necessário conhecer as principais patologias e o melhor tratamento para que todo o resto continue funcionando de forma satisfatória”, apontou.

Para Maia Filho, os trabalhos de conclusão de disciplinas surgem da “necessidade de aprimoramento das práticas pedagógicas” e, por meio da interdisciplinaridade, visam alcançar a transdisciplinaridade. “Na fisiologia trabalhamos as temáticas das influências do sistema nervoso sobre o controle do funcionamento do músculo cardíaco e do sistema renal sobre o controle da pressão arterial. Já na patologia abordamos a hiperemia e o edema; a hemorragia e o choque; a trombose e a embolia; a isquemia e o infarto. Desta forma, os alunos puderam observar que os conteúdos estão conectados, apesar de as disciplinas e os blocos serem diferentes”, salientou.

Dentre os critérios exigidos para a apresentação dos TCDs, os alunos regularmente matriculados precisaram elaborar um banner explicativo. Por outro lado, os professores assumiram a função de avaliadores e observaram requisitos específicos, esclareceu José Zilton. “Em uma ficha de avaliação preenchida pelos professores e por convidados de outras disciplinas, havia aspectos como qualidade do material apresentado, desenvoltura do aluno no momento da apresentação, domínio do conteúdo e sua relevância. Os conteúdos trabalhados na amostra se interconectam, sedimentando e facilitando a compreensão e auxiliando os discentes na sua práxis laboral”, elencou o docente.

Dentre os critérios exigidos para a apresentação dos TCDs, os alunos regularmente matriculados precisaram elaborar um banner explicativo. Por outro lado, os professores assumiram a função de avaliadores e observaram requisitos específicos, esclareceu José Zilton. “Em uma ficha de avaliação preenchida pelos professores e por convidados de outras disciplinas, havia aspectos como qualidade do material apresentado, desenvoltura do aluno no momento da apresentação, domínio do conteúdo e sua relevância. Os conteúdos trabalhados na amostra se conectam, sedimentando e facilitando a compreensão e auxiliando os discentes na sua práxis laboral”, elencou o docente.

Uma das participantes da Mostra foi a aluna de Enfermagem Débora Pires. No segundo período do curso, a discente recebeu o tema “influência do sistema renal sobre a manutenção da pressão arterial”. Com o apoio dos colegas de grupo, desenvolveu um esquema de mapa conceitual no qual expôs, de forma simples e didática, os assuntos aprendidos em sala de aula.

“De início, o TCD me assustou, pois seria apresentado para todo o CCS e eu nunca tinha apresentado esse tipo de trabalho, ainda mais com avaliadores. Ao final, superou minhas expectativas e espero que continue nos próximos períodos. É importante para que possamos sair e nos enxergar além do mundo em sala. Trabalhos como esse ajudam a preparar os discentes para apresentações dos mais diversos tipos, por exemplo, em congressos, e principalmente o TCC, além de incentivar o conhecimento e o interesse pela pesquisa”, ressaltou.

Outra discente a contribuir com o evento foi Dellane Rocha, que atualmente cursa o quarto bloco de Fisioterapia. A aluna discorreu sobre a relação entre infarto e isquemia, debatida pelo professor Maia Filho nas aulas de Patologia, o que facilitou a escolha dos tópicos mais relevantes a serem incluídos na apresentação, já que os discentes devem ater-se ao tempo reduzido.

“Destacamos a importância da compreensão desses temas na prática clínica e aprofundamos condições comuns no dia-a-dia de um profissional da Fisioterapia. A temática possui grande relevância para a saúde pública, já que a disseminação de informações precisas sobre isquemia e infarto pode auxiliar a prevenção e o manejo eficaz dessas doenças”, enfatizou.

Ao expor o TCD intitulado “Trombose e Embolia: Patologia e Tratamento Efetivo”, a aluna Najla Hardi, do terceiro período de Enfermagem, trouxe dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) que revelam um aumento considerável no número de mortes por doenças cardíacas: de 2 milhões, em 2000, para 9 milhões, em 2019. Assim, defendeu a participante da Mostra, o amplo debate sobre as enfermidades cardiovasculares deve ter ênfase entre os profissionais da saúde.

“A trombose e a embolia não são muito mencionadas em relação ao infarto. Alguns não sabem que um paciente acamado por um longo período pode desenvolver trombose por estase sanguínea, ocasionada por situações de imobilidade, as quais geram o aumento dos fatores de coagulação. Vê-se a importância de estudarmos e nos aprofundarmos nas patologias cardiológicas para repassá-las aos leigos”, completou Najla.