UBS Farma: laboratório de pesquisas da UESPI lança plataforma para gestão de medicamentos

Por João Pedro Nunes

No dia 29 de novembro, na cidade de Parnaíba, o Laboratório de Estudos em Negócios, Inovação, Aplicação Tecnológica e Criatividade (ENIAC) da UESPI lança a UBS Farma, uma plataforma que tem como objetivo oferecer uma gestão inteligente dos estoques nas farmácias comunitárias, melhorando o trabalho dos farmacêuticos na atenção básica junto às Unidades Básicas de Saúde.

O UBS Farma foi desenvolvida pelo ENIAC com a coordenação do prof. Dr. Rodrigo Baluz, tendo como bolsista PIBIC o aluno do curso de Ciência da Computação, campus Parnaíba, Weslley Moraes. O projeto tem como cooperação técnica o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde da Família (PRMSF), da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), coordenado pela profa. Dra. Natasha Teixeira.

Apresentação do projeto durante os eventos XXIII Simpósio de Produção Científica (SPC), XXII Seminário de Iniciação Científica (SIC) e o II Seminário de Inovação Tecnológica (SIT) da UESPI em Parnaíba.

O prof. Dr. Rodrigo Baluz enfatiza a necessidade de cada vez mais a Universidade se aproximar das instituições públicas e privadas, na busca por criar soluções que possam melhorar os processos da gestão pública e atendimento à população. “A implantação do UBS Farma além de contribuir com o trabalho dos profissionais que atuam nas farmácias comunitárias, trará um ganho aos cofres públicos a partir do acompanhamento dos indicadores nos estoques de materiais e medicamentos nas UBS”, explica.

Segundo o docente a plataforma fará uma gestão eficiente dos medicamentos nas farmácias dando mais efetividade às atividades. “O UBS Farma trará uma melhor administração dos medicamentos dentro das farmácias comunitárias, facilitando a atuação dos residentes dentro das Unidades Básicas de Saúde, além de contribuir para redução de custos pela administração pública, evitando desperdícios e descarte de medicamentos por prazo de validade”, completa.

Apresentação da página inicial da plataforma UBS Farma

Com a finalização do desenvolvimento técnico do projeto, o UBS Farma seguirá para etapa de implantação e validação dentro das Farmácias Comunitárias. Esta etapa será conduzida pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba, parceira do projeto, onde seus alunos em regime de residência médica irão testar a aplicação nos atendimentos à população. Pretende-se, após a validação por meio de questionário junto aos profissionais e população, que a plataforma se torne uma solução oficial nas Unidades de Saúde em Parnaíba.

Durante a cerimônia institucional de lançamento da plataforma será feita a apresentação do UBS Farma e suas funcionalidades, além de tratativas para seu funcionamento e uso por parte dos farmacêuticos na atenção primária à saúde. Na ocasião, estarão presentes os representantes da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e da Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba.