UESPI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Parcerias e incentivos para a qualificação Docente em programas de Mestrado e Doutorado

Por Clara Monte 

Em busca de aprimoramento profissional, mais de 90 docentes da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) investem em ampliação de conhecimentos através de programas de mestrado e doutorado. Ao total, no momento, são 3 docentes em programas de mestrado, 83 no doutorado, e 4 estão envolvidos em programas de pós-doutorado.

O Pró-Reitor da PROP, Professor Dr. Rauirys Alencar, conta que a UESPI mantém parcerias por meio de Projetos de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI). De acordo com ele, atualmente, no âmbito da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROP/UESPI, a instituição está formando Doutores por meio do Doutorado Interinstitucional em Linguística em parceria com a Universidade de São Paulo – USP; e por meio do Doutorado Interinstitucional em Enfermagem com a Universidade Federal do Piauí – UFPI. Além disso, a UESPI já está em busca para a oferta de Mestrado Interinstitucional (MINTER) e Doutorado Interinstitucional (DINTER) pelo Acordo de Cooperação Técnica com Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO.

“Tal parceria tem o objetivo de qualificar docentes e técnicos que possam atuar nos laboratórios da UESPI, nos processos de acreditação de produtos e serviços de toda a região. As parcerias vão para além da formação, pois inúmeras instituições são parceiras no sentido de que muitos dos docentes da UESPI atuam em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, ministrando aulas e orientando discentes, contribuição para a produtividade docente, cujos resultados são transformados em melhor resultados e índices na avaliação da UESPI junto ao MEC, à Capes, ao CNPq e ao Conselho Estadual de Educação – CEE”.

O Pró-Reitor da PROP, destaca também o incentivos que a universidade oferece aos seus docentes para a busca de aprimoramento acadêmico. Dentre elas: a liberação dos encargos docentes, permitindo que o professor se dedique integral ou parcialmente aos estudos sem prejuízo salarial conforme estabelecido pela Resolução CONAPLAN n. 001/2014 e a parceria com a FAPEPI, que amplia as oportunidades, uma vez que a instituição lança editais destinando uma porcentagem de bolsas de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado para os docentes aprovados em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu fora do Estado.

“A UESPI tem entre os objetivos a construção de ações associadas e complementares, sob os aspectos da oferta regular de Cursos de Pós-Graduação e da capacitação permanente de professores e técnicos. Para cumprir tais objetivos e manter essa visão institucional, o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, ainda destaca que se deve: “Incentivar membros de seu corpo discente e docente a buscarem qualificação, como docentes/discentes de Programas de Pós-Graduação”; e “Estimular membros de seu quadro técnico-administrativo a buscarem qualificação, em Programas de Pós-Graduação na UESPI e/ou outras IES”.

Exemplo de docente aprovado recentemente para mais uma qualificação, Prof. Harlon Lacerda, conta que sua proposta de pós-graduação intitulada “TEORIA DA NARRATIVA LITERÁRIA NUMA COSMOPERCEPÇÃO CONTRACOLONIAL E AMEFRICANA”, foi aceita pela Universidade de Coimbra (Portugal). Para ele, a qualificação docente é fundamental para garantir o tripé ensino-pesquisa-extensão na UESPI, além de trazer investimentos, visibilidade e credibilidade para a instituição.

“Ao longo de um período de 24 meses, sob a orientação da Professora Dra. Patrícia Vieira, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, minha intenção é realizar uma contribuição significativa para a reflexão acerca do objeto literário, da crítica literária e da teoria literária em si. Este projeto de pós-doutoramento não apenas busca aprimorar meu conhecimento acadêmico, como também visa estreitar os laços institucionais entre a Universidade de Coimbra, uma das instituições mais antigas e respeitadas do Ocidente, e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Ao final dessa jornada, um livro será publicado, aperfeiçoando também toda a comunidade acadêmica sobre esse tema”.