UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Curso de Turismo da UESPI completa 20 anos de existência

Por João Fernandes

O Curso de Turismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) comemora duas décadas de existência e consolidação de  jornadas de descobertas. Para celebrar essa marca, na manhã desta terça-feira (17), docentes, discentes e egressos se reuniram para debater sobre novas tendências e atualizações que o setor tem a desenvolver.

Na ocasião, a comunidade acadêmica do Curso teve a oportunidade de debater com os convidados temas como  “Expectativas e  Perspectivas Sobre a Formação e Atuação do Turismólogo”; “A Importância do curso de Turismo da UESPI para o Desenvolvimento do Turismo Local” e ainda conversar com a Prof. Dr. Graça Targino, autora do livro “Embarques e Desembarques”, a obra narra as experiências da professora em diversos países.

O único curso de Turismo, presencial, em Teresina, hoje, conta com 152 discentes matriculados. Ao longo dos últimos 20 anos, o Curso tem deixado uma marca permanente em seus alunos. Tendo em vista que os graduandos não apenas se tornaram especialistas em destinos e gestão turística, mas também contribuem para o desenvolvimento do turismo local.

A professora Angélica Learth, Coordenadora do Curso, leciona aulas desde 2003 como substituta e efetivamente desde 2012, conta que é “ gratificante testemunhar a formação de novos profissionais cada vez mais capacitados para atuar nesse setor”. A professora lembra que o curso de turismo da UESPI tem formado profissionais que hoje atuam em diversos lugares do Mundo, trabalhando em diferentes funções.

“Me sinto muito feliz em ver o progresso do nosso curso e da própria Universidade em ‘exportar’ profissionais preparados para lidar com esse mercado, que evolui a cada dia. Levando em consideração que nosso Estado tem um grande potencial turístico, a gente começa a perceber que as autoridades e a sociedade geral estão sentindo a importância do profissional do turismo em setores como planejamento e gestão”.

A demanda por profissionais de turismo continua a crescer e os estudantes formados na UESPI estão prontos para enfrentar os desafios e oportunidades que o setor oferece. Essa é a perspectiva compartilhada pela egressa Stella Maria de Carvalho, hoje, atuando como professora no Instituto Federal do Piauí –  IFPI,. Ela lembra que o curso já está consolidado entre diferentes áreas profissionais.

“O curso de Bacharelado em Turismo é um curso considerado recente comparado com as demais áreas do conhecimento, completou recentemente 50 anos. Então, essa evolução é contínua, ela é necessária para transformar a teoria de turismo como uma ciência cada vez mais forte, com pesquisa, ensino e extensão. Fatores que contribuem para que nossos futuros egressos tenham empregabilidade garantida no futuro”, destaca a egressa.

 

Muitos discentes escolheram o curso por sua paixão por viajar, explorar novas culturas e desvendar novas perspectivas do mundo. Perguntamos para alguns deles quais motivações os fizeram trilhar o caminho do turismo e o impacto que essa decisão teve em suas vidas.

Uma escolha de paixão

Para Larissa dos Santos Fernandes, discente do 7° período, fazer turismo é ter a oportunidade de explorar novas culturas e desvendar diferentes perspectivas do mundo.

“Sempre tive essa paixão muito grande por viagens e cultura. Sempre gostei de estudar outros lugares, outros idiomas e outras sociedades, saber o que elas costumam fazer de diferente, o que elas costumam comer de diferente. Então esse universo das viagens, culturais e perspectivas diferentes sobre cada lugar do mundo sempre chamou a minha atenção”, pontua a aluna.

O encanto pelo Turismo local

Além de viagens e experiências em diversos lugares do mundo, a aluna Marina Alves, discente do 5° período, enxerga o curso de turismo como uma oportunidade para construir uma jornada repleta de novos conhecimentos.

“Eu escolhi o curso de Turismo por ser uma área que vai me oferecer uma visão abrangente sobre diferentes contextos sociais. Ao falar em turismólogos as vezes somos lembrados como profissionais especializados em viagens, mais que isto somos agentes capazes de lidar com pessoas, conversar e interagir de forma geral. Logo  podemos aprender muito a partir de nossas relações humanas”, pontua a aluna.

O futuro no Turismo 

Bianca Valéria, discente do 5° período, conta que escolheu a graduação em Turismo como uma decisão natural, pois, sempre foi motivada a entender o mundo, ela conta que está entusiasmada com seu futuro nesta área. 

“Escolhi o turismo como uma forma de entender diferentes culturas e idiomas. Hoje, enxergo o Curso como uma graduação multidisciplinar, já que estudamos um pouco de economia, Meio Ambiente, Contabilidade, Direito e Administração. Diferentes áreas e perspectivas para entender o Mundo, o Turismo, e nos relacionar bem em qualquer situação ou local”, destaca a aluna