Campus São Raimundo Nonato: Estudantes da UESPI participam do lançamento do livro “Brasil em Números” no Museu da Natureza

Por João Fernandes

Um grupo de estudantes do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Prof. Ariston Dias Lima, realizou uma visita ao Museu da Natureza, no município Coronel José Dias. A experiência teve como objetivo apresentar as atrações do museu e ainda contemplar o lançamento da 31º edição do  Livro Brasil em Números, obra produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) que apresenta informações e análises de múltiplos aspectos da realidade brasileira. Acompanhados dos professores Maria Fernanda Gomes (Genética), Janilde Nascimento (Botânica), Leonardo Ribeiro (Zoologia) e Solranny Cavalcante (Biotecnologia), os estudantes das disciplinas de Biologia Celular, Evolução e Sistemática de Fanerógamas, foram apresentados a diversos aspectos ajudam a contar nossa história.

Grupo de estudantes do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Prof. Ariston Dias Lima, em visita ao Museu da Natureza

Para a professora Janilde de Melo, professora de biologia e diretora do Campus da UESPI em São Raimundo Nonato, a visita ao aluno proporciona correlacionar os conteúdos teóricos com a prática, visualizando exemplares desde o início do surgimento da vida.

“A visita mostrou um lugar diferenciado da sala de aula para os alunos, logo, é possível mostrar alguns detalhes das aulas de forma diferenciada através de animações e modelos 3D. É importante por que os alunos vivenciam uma nova maneira de interagir com os conteúdos. Ademais, os alunos e professores puderam prestigiar o lançamento desta importante obra do IBGE, que homenageia o Piauí,  em especial o Museu da Natureza que é um lugar muito visitado e importante região”, comenta a professora.

A obra é escrita por mais de 30 autores, entre historiadores, geógrafos, demógrafos, economistas e outros acadêmicos, em quase 500 páginas de textos com gráficos, tabelas e fotografias. Ao todo, o Brasil em Números aborda 23 capítulos divididos em temas como mercado de trabalho, educação, saúde, meio ambiente, finanças públicas e participação política, entre outros. Todo ano, obras de um museu escolhido ilustram a edição, que em sua edição de 2023 é ilustrada com obras do Museu da Natureza, situado na região sudeste do Piauí.

Estudantes do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Prof. Ariston Dias Lima, durante o lançamento da 31º edição do  Livro Brasil em Números

Marcia de Sousa Miranda, discente do sexto período de Licenciatura em Ciências Biológicas, conta que a visita foi muito importante para observar a evolução do planeta, com todas as mudanças que aconteceram, e uma oportunidade única de reconhecer a importância do Parque, patrimônio cultural da humanidade.

“Foi uma experiência incrível. Lá pode-se observar fósseis encontrados nesta região. Na UESPI temos disciplinas em que muitos exemplares do museu podem ser utilizados, como imagens de bactérias, plantas e animais. Foi a minha segunda visita ao museu mas, agora, como estudante da UESPI consegue observar de outra maneira, com outros olhos”, destaca a aluna.

A experiência teve como objetivo apresentar as atrações do museu Foto: Marcia de Sousa

Para a professora Maria Fernanda Gomes, além de prestigiar a homenagem do IBGE ao Piauí, participar de momento como é também uma forma de divulgar o museu e o local que o abriga.

“Vários conteúdos podem ser trabalhados e foram explorados ao longo desta visita. Então, a ideia é mostrar para os alunos que a gente pode utilizar outros espaços, além da sala de aula, para fazer uma aula mais dinâmica, sendo uma forma de dinamizar o ensino com uma forma de melhorar o processo de ensino e aprendizagem”, finaliza a professora.