UESPI marca presença na Expo Favela Innovation 2023

Por João Fernandes e Kívia Braga

Nesta sexta-feira (15) e sábado (16), acontece a Expo Favela Innovation, no Centro de Convenções Atlantic City. O evento, que é gratuito, é uma realização da Favela Holding e tem parceria social da Central Única de Favelas (CUFA Piauí). O objetivo é promover a interação entre empreendedores e investidores interessados em acelerar projetos inovadores.

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) tem presença confirmada na Expo Favela. Na ocasião, a Universidade expõe projetos científicos voltados à inovação, que foram desenvolvidos pelos docentes e discentes pesquisadores da UESPI. O objetivo é dar visibilidade a estas iniciativas e, assim, promover um palco para o encontro com investidores que possam acelerar estes projetos e gerar negócios a partir das oportunidades.

UESPI tem presença confirmada na Expo Favela 2023 Foto: Hélio Alvarenga

Dicas para empreendedores

No stand da UESPI, Grupo Labimi, formado por docentes e discentes do Curso de Administração, trazem orientações e esclarecem dúvidas sobre o mundo do empreendedorismo e assessorias na área de gestão. Usando como modelo o perfil do Curso, no Instagram,  o grupo pretende mostrar como é possível  experimentar estratégias de como chegar até os usuários, neste caso, os alunos que são interessados no curso e o público externo.

Para o professor Marcus Sousa, Coordenador do Curso de Administração, a Expo Favela é um espaço de trocas de conhecimentos, servindo como uma grande “vitrine” para exposição de projetos.

Esta é uma excelente oportunidade para expor nossas ideias. Estamos produzindo diariamente conteúdos focados em orientação, comunicação e informação para o aluno de administração. Fora isso, trouxemos o projeto Bodega, uma iniciativa em que os alunos criaram uma comunidade de empreendedores da Universidade. Nossa intenção é reunir os alunos que fazem parte do Campus Poeta Torquato Neto que prestem algum tipo de serviço independente do ramo e ajude-os a fomentar seus negócios”, comenta o professor.

A discente Adriele Viveiros acredita que a oportunidade ajuda a desenvolver  iniciativas da instituição, fomentando ideias  dos alunos, e ajuda a dar visibilidade a projetos desenvolvidos em seu  próprio curso. “Estamos lançando um olhar sobre as ideias de empreendedores da nossa Universidade, hoje, já contamos com a colaboração de estudantes dos cursos de Administração, contábeis e turismo. Com o grande alcance da nossa plataforma no Telegram,  estamos ajudando-os a projetar seus negócios e assim ganhar espaço no mercado”, destaca a aluna.

No stand da UESPI, Grupo Labimi, formado por docentes e discentes do Curso de Administração Foto: Hélio Alvarenga

UAPI na Expo Favela 2023

A Universidade Aberta do Piauí (UAPI) está no stand da UESPI, tratando sobre o curso de Bacharelado em Administração para 60 polos espalhados por todo o Piauí. A Universidade leva para a Expo Favela estratégias que fomentem o mercado e ideias produzidas pelos alunos durante a primeira etapa do projeto.

Na ocasião, está sendo apresentada uma coletânea de e-books fruto das pesquisas realizadas por discentes, docentes, tutores e coordenadores da primeira etapa. São eles “Potencialidades empreendedoras: planos de negócios em administração da uapi”, “Pequenos negócios, grandes ideias: casos de sucesso de empreendedorismo no Piauí” e “Marketing Digital: a influência das redes sociais nos pequenos negócios”.

A Universidade Aberta do Piauí (UAPI) está no stand da UESPIFoto: Hélio Alvarenga

A Universidade Aberta do Piauí (UAPI) está no stand da UESPI Foto: Hélio Alvarenga

Para a professora Ana Angélica Costa, coordenadora geral da UAPI, a ocasião ajuda os alunos a produzirem projetos voltados para o mercado. Produzindo Projetos que incentivem o empreendedorismo através da elaboração de planos de negócios que gerem de fato uma startup e um futuro negócio, de acordo com os potenciais de mercado de cada polo.

“Através dos nosso curso, estamos de olho nas necessidade do mercado, incentivando empreendedorismo, as tecnologias, a inovação, e o laboratório UAP Novatec tem essa proposta, de sempre estar acompanhando os alunos, incentivando também o nosso corpo docente, a trabalhar metodologias de ensino e também conteúdos que realmente impactam no desenvolvimento econômico e social do nosso estado”, comenta a professora.

Debates sobre saúde na Expo Favela

Ainda durante essa sexta-feira (15), o grupo de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade exibirá um vídeo com ensinamentos de autocuidados, complementado o debate com alertas para a necessidade de mudança de hábitos.

A professora Andrea Lima, tutora do grupo multiprofissional, destaca que a presença do grupo no evento servirá como um disparador do empoderamento do bem-estar e da produção do cuidado para as comunidades através das práticas integrativas complementares.

“Nós vamos demonstrar várias práticas, auriculoterapia, chás terapêuticos, práticas de escalda pés, além de práticas de autocuidado como, por exemplo, a aromaterapia, que são práticas capazes de fazer  a gente sentir o bem-estar e também que podem ser utilizadas pela população para gerar renda, empoderamento, melhorar os serviços de manicure, melhorar os serviços de renda familiar, da produção, de várias questões como serviços e produtos”, pontua a professora.