Projeto de Extensão “Clube da Leitura Saru” estimula a literatura entre alunos da rede pública estadual

Por Clara Monte

Aconteceu na manhã desta terça-feira (22), a ação do Projeto de Extensão “Clube da Leitura Saru” na escola estadual CETI Padre Joaquim Nonato Gomes.

Foto: SEDUC

O projeto idealizado pelo professor de Biblioteconomia da UESPI, Aluísio Castelo Branco, tem como objetivo fomentar o desenvolvimento do Letramento Informacional, integrando as práticas de Ensino-Aprendizagem aos serviços oferecidos pela Biblioteca. Isso é realizado por meio do acesso e uso das fontes de informações disponíveis no acervo físico e/ou por meio de novas tecnologias.

Foto: SEDUC

O idealizador explica que as atividades ofertadas durante a ação contribuem para tornar os estudantes leitores autônomos, sujeitos com histórias e saberes construídos nas interações sociais. “Nessa ação, o nosso intuito é trabalhar com obras literárias dentro das práticas pedagógicas dos professores, mas, especificadamente, da língua portuguesa, que trabalha diretamente com a leitura. Assim, nós ligamos essas práticas aos conhecimentos do mundo da literatura, com rodas de conversas e aulas que incentivem os alunos a se interessarem por esse universo”.

Foto: SEDUC

Parceira do projeto, a SEDUC, representada pelo Gerente de Gestão Escolar, Sebastião Gomes Ferreira, explica a relevância do fortalecimento do protagonismo dos adolescentes pelo acesso à leitura. De acordo com o Gerente, esse processo fornece as condições e ferramentas essenciais para que os alunos possam interagir de maneira crítica com uma variedade de conhecimentos e fontes de informação.

Foto: SEDUC

“Há 8 meses, surgiu o projeto com o propósito de revitalizar as bibliotecas, reconhecendo a importância de transformar esse espaço em algo vibrante dentro das escolas. A colaboração com a UESPI foi estabelecida com essa mesma intenção, buscando redefinir a percepção da biblioteca. O objetivo é destacar que ela não se trata apenas de um ambiente monótono e tedioso, mas sim de um local de imaginação. É crucial estimular tanto os professores quanto os alunos a descobrirem o prazer da leitura.”

O diretor da escola, Antônio Gomes, conta que, inicialmente, os professores realizavam apresentações do projeto exibindo livros e obras para despertar o interesse dos alunos. À medida que o tempo passava, muitos alunos demonstraram um verdadeiro apreço pela ideia e começaram a se engajar na proposta.

Foto: SEDUC

“É com grande satisfação que observo nosso colégio se envolvendo com essa causa. Afinal, a capacidade de leitura está intrinsecamente ligada a uma melhora na escrita, na comunicação oral, na expressão pessoal, na habilidade de análise crítica e na reflexão sobre temas relevantes em nossa sociedade. São apenas benefícios para nossa comunidade acadêmica todos os conhecimento oferecidos pelo Clube de Leitura Saru”.

Além disso, em celebração ao Dia do Folclore, o evento proporcionou uma variedade de atrações, incluindo teatro de fantoches, recitação de poesias, uma exposição de arte com pintura em tela, uma performance teatral e uma apresentação musical. Contribuindo para essa colaboração, o aluno Derick Vinícius, do oitavo ano, que também participa das aulas do projeto, compartilha sua motivação para participar e destaca a relevância que o projeto tem em sua vida.

Foto: SEDUC

“Inicialmente, decidi participar porque reconheço a importância da leitura para o meu aprendizado. Durante as aulas, desenvolvi um forte interesse em cordéis, embora eu mesmo ainda não os faça, conheço colegas que escrevem, e eu acho muito bonito. Vejo essa iniciativa como uma oportunidade para ampliar meus conhecimentos em diversas áreas, já que nossas discussões e debates abordam muitos temas da nossa sociedade”.

Pintura feita por alunos do projeto

A proposta do projeto visa estender suas raízes para outras escolas da rede estadual, buscando alcançar um número ainda maior de estudantes.

Pintura feita por alunos do projeto