UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Professor da UESPI é selecionado para participar do programa de Doutorado Sanduíche na Europa

O Professor do curso de Letras/Espanhol,  campus Poeta Torquato Neto, José Cledinaldo dos Santos Guerra foi selecionado para participar do programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). O destino é para a Espanha, na Europa.

O PDSE foi criado em 2011, em substituição ao Doutorado Sanduíche Balcão e ao Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE). A alteração visou dar maior agilidade no processo de implementação das bolsas de estágio de doutorandos no exterior. As atividades acadêmicas estão previstas para começarem em meados de outubro. O docente falou sobre a importância do programa que foi aprovado.

“Como professor de língua espanhola, acredito que é um sentimento de conquista poder ser aprovado em um programa de intercâmbio de estudos na Europa, é poder perceber a valorização de minhas habilidades no que diz respeito ao social, cultural, intelectual e acima de tudo, nos valores humanos”, afirmou.

Ele, ainda, incentiva os profissionais que querem ingressar em programas de intercâmbios oferecidos pelo Governo Federal e lembra que adquirir conhecimento é sempre bem-vindo. “Toda e qualquer forma de conhecimento é algo grandioso, e conhecer outras culturas é uma forma reconhecer que existe outros olhares além do seu, é reconhecer no outro aqui que você não reconhece em você e acima de tudo, é adquirir conhecimento de forma prática e objetiva vivenciando in loco a cultura do outro”.

Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE) 

O objetivo principal é apoiar a formação de recursos humanos de alto nível por meio da concessão de bolsas de doutorado sanduíche no exterior aos cursos de Doutorado reconhecidos pela CAPES. O estágio no exterior deve contemplar, prioritariamente, a realização de pesquisas em áreas do conhecimento menos consolidadas no Brasil.