Serviço de assistência psicológica da UESPI é gratuito e auxilia a comunidade acadêmica

Por Débora Amorim

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) oferece um serviço de assistência psicológica que pode ser solicitado pelos alunos e servidores da instituição. O oferecimento é exclusivo para a comunidade interna da UESPI.

Vitor Silva Lima, aluno de jornalismo, já utilizou o atendimento e elogia a gratuidade, pois, em geral, é um serviço com alto custo. “O fato de ser gratuito foi essencial, porque muita gente nem sabe dessa vantagem que a universidade oferece. Creio que muita gente não tem condições de pagar sessões e a falta de informações acaba afastando muita gente desse benefício”, diz ele.

O discente também destaca que o serviço foi uma ajuda essencial na sua jornada universitária, pois lhe auxiliou a entender melhor os próprios sentimentos. “Me ajudou a me abrir mais e contar minhas angústias e medos que sentia logo que entrei no curso, pois não sabia lidar muito bem com as pressões e problemas pessoais na época. As sessões me deram um norte de como eu poderia me abrir e me ajudaram bastante em como enxergar uma saída e novas formas de ver meus problemas e perceber que não eram isso tudo que pensava”, reforça Vitor.

A psicóloga Juma Frota afirma que o ambiente acadêmico pode causar muita pressão e estresse nos alunos e, por isso a oferta de sessões de auxílio psicológico sem custo é algo muito positivo e que deve ser aproveitado pela comunidade. Segundo ela, evitar o adoecimento mental é algo de extrema importância e é fundamental que as pessoas percebam que devem cuidar da saúde mental, buscando ajuda de profissionais.

Como funciona?

Quem tiver interesse em requisitar o serviço deve entrar em contato pelo Whatsapp (86) 99498-5419. Atualmente, são oferecidos quatro tipos de modalidades:

1- Aconselhamento Psicológico ON-LINE para comunidade acadêmica de GRADUAÇÃO REGULAR e funcionários de todos os Campi, realizados exclusivamente no turno MANHÃ (até 3 sessões via WhatsApp);

2- Atendimento psicológico presencial para comunidade acadêmica de GRADUAÇÃO REGULAR e funcionários de todos os Campi de Teresina (nas salas de atendimentos do Serviço de Psicologia no Palácio Pirajá);

3- Grupo terapêutico presencial para a comunidade acadêmica de GRADUAÇÃO/PÓS-GRADUAÇÃO E MESTRADO e funcionários dos Campi de Teresina-PI, ( encontros em salas a combinar no Campus Poeta Torquato Neto, Teresina-PI, às quartas-feiras,às 11h ,quinzenalmente);

4- Grupo Psicoeducativo On-line para a comunidade acadêmica de GRADUAÇÃO/PÓS-GRADUAÇÃO E MESTRADO e funcionários (via Google meet, às quartas-feiras, às 11h, quinzenalmente).

A demanda pelos atendimentos é alta, e nas modalidades presenciais o solicitante pode ter que aguardar em uma lista de espera. O horário de funcionamento é de 7:30 às 13:30, e não há pronto-atendimento, os agendamentos devem ser feitos de forma prévia.