PET Química promove minicurso para aprender a utilizar a calculadora científica

Por Clara Monte

Programa de Educação Tutorial em Química (PET-Química) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) promove entre os dias 27 e 28 de abril, no campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, um minicurso para auxiliar os discentes no uso da calculadora científica.

O curso é presencial, no auditório do Geratec, e as INSCRIÇÕES já estão abertas de forma gratuita. A atividade é destinada aos estudantes dos períodos iniciais que precisam adquirir esse conhecimento. Podem se inscrever, além dos discentes do curso de Química e os estudantes dos cursos que envolvam cálculos em sua grade curricular, toda a comunidade acadêmica da UESPI.

A atual coordenadora do Programa, Profª. Valdiléia Teixeira, destaca que, inicialmente, esse curso foi pensado para atingir os discentes do primeiro período, isto, é, aqueles ingressantes na Universidade que não tem a experiência em utilizar essa ferramenta. “Nosso objetivo é sanar todas as dúvidas sobre a calculadora científica, principalmente, para eles que vão ver as disciplinas de exatas, como matemática,  física e química geral, que sempre envolve cálculos, permitindo que os alunos explorem ideias numéricas e realizem experiências específicas”, finaliza a professora.

Qual a função da calculadora científica?

Ao contrário das calculadoras aritméticas, elas podem representar números de várias maneiras (como decimais, frações e notação científica). As calculadoras científicas também podem avaliar funções matemáticas, como logarítmicas, exponenciais e trigonométricas, fornecer acesso à estatística elementar (como médias e desvios padrão), e uma variedade de outras capacidades (como avaliar raízes, gerar dígitos aleatórios ou encontrar permutações e combinações).

Programa de Educação Tutorial (PET Química)

Composto por grupos tutoriais de aprendizagem, o programa busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica,  atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e, por fim, auxiliar nos conteúdos programáticos que integram a grade curricular.