Parte VI da série: “A Educação que transforma”: “A Universidade Aberta do Piauí, através da UESPI, veio para realizar meu sonho”

Por Ana Raquel Costa

Realização de um sonho: este é um tema comum nas falas de discentes em diferentes fases da execução das etapas do programa Universidade Aberta do Piauí (UAPI), através da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Com 183 polos espalhados por todo o Estado, com cobertura nos 224 municípios, a UAPI tem sido agente de transformação na vida de muitos piauienses através do acesso à Educação para aqueles que não podem se deslocar para outras cidades para cursar o ensino superior por diversos motivos.

Com o objetivo de expandir e interiorizar a educação superior por todo o estado do Piauí,  a UAPI foi instituída no ano de 2016 e oferta o curso de Bacharelado em Administração nas três etapas do programa com corpo docente e pedagógico composto por profissionais da Universidade Estadual do Piauí. É um percurso que reforça a importância que a educação tem no desenvolvimento da sociedade.

Samara de Sousa é aluna da Terceira Etapa da UAPI, através do Polo de Arraial, que teve início em 2022. Ela conta que estava há mais de uma década sem contato com os livros, mas viu na oferta do curso de Administração a chance de voltar a estudar e conseguir um diploma de curso superior.

Samara de Sousa ingressou no Bacharelado em Administração através da oferta do curso na Terceira Etapa da UAPI

“A Universidade Aberta do Piauí, através da UESPI, veio para realizar meu sonho e de minha família de que eu tivesse acesso a um curso de ensino superior. Eu estava há mais de 10 anos sem ter contato com os estudos e me vi diante do desafio de voltar tudo de novo, com medo de não dar certo. Nesse meio tempo descobri que estava grávida, mas a vontade de me ver formada foi mais forte que todo o receio que tive, então prossegui com esse desafio de cursar o ensino superior e aproveitar essa oportunidade. A UAPI veio para retomar meus sonhos e já posso me ver formada em Administração pela UESPI”, relata a a futura administradora.

O discente Agenor Pereira é um dos exemplos de discentes que não poderiam migrar para outra cidade para cursar o ensino superior e viu na oferta do Bacharelado em Administração pela UAPI a oportunidade de alcançar essa meta. Ligado ao Polo de Pavassu, o discente comenta que terminou o ensino médio há mais de 26 anos atrás e ficou feliz com a expansão do ensino superior da UESPI por todo o Piauí.

O discente Agenor Pereira faz parte do Polo de Pavassu através da Terceira Etapa da UAPI

Terminei o ensino médio em 1996 e a UAPI, através da UESPI, me proporcionou a realização de uma meta que eu considerava muito distante da minha realidade por residir em uma cidade muito pequena sem acesso ao ensino superior presencial. A possibilidade de me mudar para outro lugar não era possível pois eu não queria deixar a minha estabilidade financeira alcançada aqui. Até que a UAPI chegou a minha pequena cidade do interior do sul do Piauí e abriu portas rumo à uma nova história para mim, possibilitando a realização do tão sonhado acesso ao curso de ensino superior”, comemora o discente Agenor Pereira.

Em dezembro de 2022 a UESPI, através da UAPI, entregou para a sociedade piauiense mais de 650 novos administradores em uma colação de grau híbrida com a participação de formandos em Administração dos 60 polos da primeira etapa do programa. A egressa Queren Próspero faz parte desse número de novos profissionais formados pela UESPI e relata como o processo de sua formação superior contribuiu para uma mudança em sua vida através da educação.

Solenidade de Colação de Grau de alunos aptos da Primeira Etapa da UAPI em dezembro de 2022

“Concluir um curso de ensino superior é um conjunto de sensações que misturam a gratidão pelo resultado dos esforços empenhados e felicidade em saber que somos capazes quando lutamos e não desistimos. Chegar ao final do curso de graduação foi a representação de uma grande conquista, uma vitória que será comemorada todos os dias da minha vida pois vou lembrar de todas as lutas que passei mas que não deixei ser vencida pelas dificuldades. A oferta do bacharelado em Administração proporcionou a abertura de novas portas, tanto que com o embasamento do curso já estou empreendendo com a produção e vendas no ramo de confecções. Eu acredito que vale a pena dedicar, apreciar e valorizar as oportunidades que a educação nos dá. A UESPI ultrapassou barreiras geográficas para nos proporcionar uma educação de nível superior”, relata a recém formada pela UESPI.

Queren Próspero faz parte dos mais de 650 novos administradores formados pela UAPI em 2022

Como instituição de ensino superior que busca seguir o tripé de Educação, Pesquisa e Extensão, a Universidade Estadual do Piauí reconhece que a educação fornece ferramentas que permitem a evolução da sociedade em que está inserida e a possibilidade de uma vida mais digna para aqueles que têm a oportunidade de ingressar em cursos de educação superior.