Uespi fecha parceria com a SESAPI para a construção de uma agenda de saúde mental anual

Por Giovana Andrade

Organizar uma Agenda Permanente de Ações de Saúde Mental e Promoção de Qualidade de Vida “De Janeiro a Janeiro”. Essa foi a pauta da reunião proposta pela Sesapi (Sec. Est. de Saúde) com o Serviço Psicossocial da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e o Grupo de Pesquisa Psicologia e Desenvolvimento Humano (GP/PSIDIHN), representando o Curso de Psicologia UESPI.

Equipe da Sesapi com a da UESPI, que teve a participação da Profa. Hilziane de Brito, Diretora do Departamento de Assuntos Estudantis da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX)

A Agenda se consolidará enquanto Política Pública da área no formato parcerias interinstitucionais e partiu da provocação do GP/PSIDIHN e Serviço Psicossocial UESPI/PREX para fomentar ações que atendam as demandas da população, em especial as mais vulneráveis. Como resultado da reunião deliberou-se um chamamento para estabelecimento de parcerias entre UESPI e SESAPI mais aberto às demais instituições estaduais que queiram aderir à proposta de agenda coletiva.

Profa Nadja Pinheiro PSICOLOGIA/UESPI, Profa Hilziane Lima PREX/UESPI, Psicólogas Mariane Siqueira, Juma Frota, Sarah Meireles, Serviço Psicossocial PREX/UESPI.

A Profª Nadja Pinheiro destaca que ação partiu do interesse em construir uma agenda conjunta que estenda o formato dessa parceria para os demais setores da SESAPI e UESPI de modo a oportunizar e unir profissionais com objetivos comuns. “Muitas vezes esses órgãos já desenvolvem ações paralelas, cujo impacto e alcance podem ser maiores e mais eficientes quando planejados, executados e divulgados em conjunto. Janeiro passa a ser o mês disparador dessa agenda, concebendo as ações de saúde mental como uma agenda ampla de serviços multiprofissionais e em fluxo continuo”.

A psicóloga Juma Frota explica que essa parceria irá ajudar na construção de uma programação de saúde mental anual.”O intuito principal é fortalecer as ações e abranger para um público maior e também que as ações como a de Janeiro Branco possam ser continuadas e não apenas em uma data especifica”.