Por Géssica Feitosa
O quarto encontro do I Seminário de Sociologia Jurídica aconteceu na última quarta-feira, dia 30 de novembro, no campus de Picos, Campos Professor Barros Araújo. A mesa abordou o tema: criminologia e processo penal.
A discussão teve como base o artigo “Política criminal e violência estrutural: debates sobre o enfrentamento ao populismo penal no Brasil”.
O encontro contou com a presença dos seguintes palestrantes: Alekssandro Souza Libério: Mestre em Direito Constitucional (2020). Advogado, professor da UESPI de Picos, e assessor Jurídico do Município de Picos (2019 – 2020) e membro do Observatório de Direitos Humanos (IDP). Pesquisa Política Criminal, Sistema prisional e Direitos Humanos.
Carolina Costa Ferreira: Doutora (2016) e Mestra (2010) em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília. Professora, pesquisadora Visitante da Cátedra Victor Nunes Leal (Supremo Tribunal Federal – 2021-2022) e líder do Grupo de Pesquisa “Criminologia do Enfrentamento” (CEUB – CNPq) e co-líder do Observatório de Direitos Humanos (IDP/CNPq).
Jardel de Carvalho Costa: Graduado em História pela UESPI (2006), especialista em Direito Constitucional, mestre em Filosofia e Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (2019).
O I Seminário de Sociologia Jurídica, originou-se da necessidade de aprofundar e difundir as discussões iniciadas na disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do Curso de Direito, Campus Dra. Josefina Demes, campus de Floriano, com o objetivo de fomentar a compreensão da sociologia, como ferramenta hermenêutica crítica da sociedade e o diálogo com pesquisadores(as) de cada ramo.
Segundo Iago Masciel Vanderlei, coordenador do curso de direito do campus de Floriano, mestre em Direito, Estado e Constituição (UnB) e professor substituto: “O curso permitirá o desenvolvimento de competências que capacitarão os cursistas para articular o conhecimento teórico com a resolução de problemas (art. 4º, I, da DCN), aperfeiçoar a comunicação com precisão (art. 4º, II e III, da DCN), aceitar a diversidade e o pluralismo cultural (art. 4º, X, da DCN), desenvolver perspectivas transversais sobre direitos humanos e relações étnico-raciais (arts. 2º, § 4º e 4º, XIV, da DCN) e desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo (art. 4º, XIII, da DCN)”.
A equipe organizadora responsável pelo IV Encontro do I Seminário de Sociologia Jurídica foi, supervisionado pela coordenação do curso, os alunos de diferentes períodos do curso de direito do campus, entre eles: Ana Beatriz Silva Teixeira, Alancelio Costa Sousa, Cecylia Pinto Sousa, Jose, Vinicius de Sousa, Laysa Beatriz Lobo, Nycolle Keelman Oliveira Lima e Raylson de Araujo Barreto da Cunha.
O evento teve inicio em 26 de outubro, a primeira mesa abordou o tema socioambientalismo, a segunda foi sobre Direitos Indígenas e a terceira Direito e Relações Raciais. A quinta mesa será no dia 14 desse mês e o tema é Profissões Jurídicas. A sexta mesa acontecerá em 11 de Janeiro de 2023 sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos e a sétima e última mesa, será realizada no dia 18 de janeiro, sobre Direito do Trabalho.
O I Seminário de Sociologia Jurídica utiliza o Instagram para compartilhar sobre o evento, a programação e fotos dos encontros, acompanhe @sociojuridica.uespi para ficar informado.