UESPI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Comemoração dos 18 anos do grupo de teatro Kahuahan da UESPI acontece amanhã (27)

Por Priscila Fernandes

Em comemoração aos 18 anos do Grupo de Teatro da Uespi e aos 100 anos da Semana de Arte Moderna, o grupo de teatro Kahuahan da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realiza o Expresso 22.  O encontro tem como objetivo fomentar as múltiplas Artes e Cultura no Piaui e será realizado na praça Firmina Sobreira, de 8h às 18h.

A programação conta com atividades de integração como músicas, palestra sobre a Semana de Arte Moderna, exposição, além do lançamento do Teatro Universitário Francisco Pereira da Silva – Manifesto 22. O espetáculo que finaliza o momento é o “Um Homem é um Homem”, de Berthold Brecht.

Espetáculo 

O espetáculo será uma releitura do livro escrito por Bertolt Brecht, Um Homem é um Homem. A obra conta a saga do estivador Galy Gay, morador de Dag-Bah, país distante da Eurásia, que tem sua identidade e seus valores postos à prova quando encontra-se envolvido numa grande negociata.

A proposta da peça, dirigida por Cairo Bruno, é questionar até onde um homem é influenciado por seu meio e por suas escolhas. É um espetáculo para incomodar, para levar a pensar.

Grupo de Teatro da UESPI

O programa de extensão Kahuaham faz parte do quadro de atividades culturais e educacionais da PREX.  O grupo de teatro da UESPI existe há 18 anos, e durante todo esse tempo percebemos a evolução da companhia. Todas as apresentações envolvem temas que precisam ser discutidos na sociedade brasileira, como por exemplo o Santo Inquérito, Os Pés Inchados, as Molecagens do Vovô, entre outras peças. Além das peças apresentadas na Sexta cultural, toda sexta-feira do mês, no próprio Laboratório de Artes, campus Poeta Torquato Neto em Teresina.

Coordenada atualmente pelo professor Moisés Chaves, a companhia já foi premiada diversas vezes, dentre esses, o grupo recebeu o Troféu Melhores do Teatro Piauiense 2019, nas categorias: melhor espetáculo e grupo de destaque do ano.