Comemoração dos 18 anos do grupo de teatro Kahuahan da UESPI acontece amanhã (27)

Por Priscila Fernandes

Em comemoração aos 18 anos do Grupo de Teatro da Uespi e aos 100 anos da Semana de Arte Moderna, o grupo de teatro Kahuahan da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realiza o Expresso 22.  O encontro tem como objetivo fomentar as múltiplas Artes e Cultura no Piaui e será realizado na praça Firmina Sobreira, de 8h às 18h.

A programação conta com atividades de integração como músicas, palestra sobre a Semana de Arte Moderna, exposição, além do lançamento do Teatro Universitário Francisco Pereira da Silva – Manifesto 22. O espetáculo que finaliza o momento é o “Um Homem é um Homem”, de Berthold Brecht.

Espetáculo

O espetáculo será uma releitura do livro escrito por Bertolt Brecht, Um Homem é um Homem. A obra conta a saga do estivador Galy Gay, morador de Dag-Bah, país distante da Eurásia, que tem sua identidade e seus valores postos à prova quando encontra-se envolvido numa grande negociata.

A proposta da peça, dirigida por Cairo Bruno, é questionar até onde um homem é influenciado por seu meio e por suas escolhas. É um espetáculo para incomodar, para levar a pensar.

Grupo de Teatro da UESPI

O programa de extensão Kahuaham faz parte do quadro de atividades culturais e educacionais da PREX.  O grupo de teatro da UESPI existe há 18 anos, e durante todo esse tempo percebemos a evolução da companhia. Todas as apresentações envolvem temas que precisam ser discutidos na sociedade brasileira, como por exemplo o Santo Inquérito, Os Pés Inchados, as Molecagens do Vovô, entre outras peças. Além das peças apresentadas na Sexta cultural, toda sexta-feira do mês, no próprio Laboratório de Artes, campus Poeta Torquato Neto em Teresina.

Coordenada atualmente pelo professor Moisés Chaves, a companhia já foi premiada diversas vezes, dentre esses, o grupo recebeu o Troféu Melhores do Teatro Piauiense 2019, nas categorias: melhor espetáculo e grupo de destaque do ano.